1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Programa para formação de empreendedores e novos negócios atende 50 pessoas em Campo Mourão

O Programa de Formação de Empreendedores e Novos Negócios, realizado em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, encerrou as atividades de 2011 ontem, dia 12. Durante o evento, no Sebrae/PR, também foi entregue prêmios para os seis melhores planos de negócios desenvolvidos durante o treinamento. Cerca de 50 pessoas, entre estudantes e empreendedores formais e informais, participaram da iniciativa.

13/12/2011 - 11:41


O objetivo do Programa, segundo o consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser de Santi, é disseminar a cultura empreendedora e estimular a abertura de novas empresas e negócios em Campo Mourão. “O Programa abordou temas como empreendedorismo, associativismo, gestão, planejamento e plano de negócios, a fim de capacitar pessoas interessadas em abrir suas próprias empresas”, esclarece Sandro de Santi.
O Programa é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Campo Mourão e Região (Tecnocampo), e pelo Sebrae/PR, que forneceu a metodologia e os materiais para os treinamentos. A programação foi iniciada em agosto e teve duração de cinco meses. 
A expectativa, segundo o consultor do Sebrae/PR, é de que os projetos sejam implantados em curto e médio prazo no mercado de Campo Mourão. “Queremos que os conceitos e atividades práticas sejam revertidos em resultados positivos no mercado, dinamizando a economia do município”, reitera Sandro de Santi.

Premiação
Para isso, além de capacitações e palestras, os participantes também tiveram de desenvolver planos de negócios, que foram apresentados e avaliados no início de dezembro. “A banca avaliadora, que selecionou os melhores trabalhos para a premiação, considerou itens como a busca de informações, a consistência do plano de negócio, a viabilidade e a apresentação”, cita Sandro de Santi.
A partir desses critérios, seis planos de negócios foram selecionados e premiados. Na categoria Projetos Economia Solidária, venceu o plano de negócios “Associação de Artesanato Mãos de Seda”, feito por Eliane Sobrinho, e, na segunda colocação, ganhou o projeto “Associação de Produtores de Maracujá”, de Neuza Mota.
Na categoria Projetos Individuais foram quatro classificações: “Fábrica de Batata tipo ‘chips’” de Edir Machado; “Cooperativa de Criadores de Ovinos” de Tiago Marcelino; “Projetos para Evaporadores Industriais” de Herily Sato e Grazielle Oliveira; e “Fabricação de Gás Metano” feito por Fernando Cabral.
Julieta Lima, diretora administrativa da Tecnocampo, reforça que a intenção é preparar potenciais empreendedores que tenham condições de gerenciar a empresa de modo sustentável a fim de sobreviver e se manter competitivo no mercado. “Com a iniciativa, também preparamos empreendedores que possam participar da incubadora de empresas do município, que deve entrar em funcionamento no início de 2012”, adianta.

Aprendizado
O economista Edir Fernando Machado, um dos premiados, diz que participou do Programa porque gostaria de abrir o próprio negócio ou ajudar alguém da família a empreender. “Percebo que tenho características favoráveis para o empreendedorismo, como visão de negócios e persistência. Além disso, sou proativo e não tenho medo de correr riscos.”
Durante a capacitação, Edir Machado destaca o planejamento como um dos itens mais importantes da gestão empresarial. “Planejar faz toda a diferença”, frisa. O economista também percebeu que não basta só talento, é preciso ter conhecimento. “Para todos que querem abrir um negócio com sucesso, aconselho buscar auxílio do Sebrae/PR”, reforça.
Já a estudante Silvana Mezaroba, aluna do curso de Engenharia de Produção Agroindustrial na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), decidiu participar do Programa para desenvolver habilidades empreendedoras antes mesmo de completar a graduação. Ela afirma que, por meio da capacitação, passou a sonhar com o próprio negócio.
“O Programa ampliou a minha visão, antes pensava em me formar e ser empregada, agora vejo a possibilidade de empreender porque tenho perfil para isso”, declara a estudante. Além dos conteúdos e das atividades, ela acrescenta que a troca de experiência entre os participantes também foi muito produtiva. “Tirei muito proveito de todo o aprendizado que, certamente, fomentou a cultura empreendedora em todos os participantes”, enfatiza.
Em Campo Mourão, o Programa de Formação de Empreendedores e Novos Negócios também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Faculdade União de Campo Mourão (Unicampo), Faculdade Integrado de Campo Mourão, Fecilcam, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Cooperativa Agroindústrial (Coamo), Agenda 21 e as secretarias municipais da Agricultura e Meio Ambiente e Ação Social.

Da Assessoria

 

Sem nome %281144 x 250 px%29