A Secretaria da Educação (Smed) promoveu, na segunda-feira (8), o quarto e último módulo da Formação Continuada para Cozinheiros de 2025, no Auditório Moacir Galante, anexo ao Colégio Estadual Castelo Branco (Premen). A formação totalizou 32 horas de atividades, em que participaram aproximadamente 160 servidores municipais, incluindo profissionais da Cozinha Social, das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e dos serviços gerais.
Pela manhã, a equipe do Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), conduziu a palestra “A Judicialização do Direito da Criança”. A explanação foi realizada pela professora Elaine Cristina Francisco Volpato, acompanhada da advogada Ester Côco Bragantine e da psicóloga Mel Ludeke Katbeh, que abordaram aspectos legais e sociais relacionados à garantia de direitos.
No período da tarde, o Setor de Serviço Social da Smed trouxe a temática “Direito à Educação e o Programa Toda Criança na Escola”. A apresentação contou com a participação das profissionais Adelia Rodrigues e Elizangela de Souza, além das nutricionistas da Educação: Elly Borilli, Juliana Veit, Maria Isabel Bonaldo, Marluce Philippsen e Francielle de Carvalho. Foram discutidas a importância do acesso universal à educação e as estratégias do programa para assegurar a permanência dos alunos na rede municipal de ensino.
A nutricionista e responsável técnica da alimentação escolar municipal, Elly Borilli, explicou que a formação continuada é realizada todos os anos, normalmente relacionada a nutrição e alimentação, mas em 2025 teve um tema diferente. “Resolvemos trazer algo voltado ao direito da criança e ao adolescente, pois, não é só o professor, mas os cozinheiros também têm um papel de educadores, uma vez que têm contato diariamente com alunos”, destacou.
Formação - O primeiro módulo foi voltado às boas práticas na alimentação e segurança no trabalho, em que foi apresentada a importância dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e primeiros socorros. O segundo módulo trouxe psicólogos da Smed e a Secretaria da Mulher, que abordaram a proteção da mulher e de crianças, e sobre a era digital, com reflexões sobre impactos do uso excessivo das tecnologias. O terceiro módulo foi integrado com professores da rede municipal, com diversas palestras, grupos de trabalhos e mesas redondas em locais diferentes sobre temas da educação.