Toledo já tem definido o roteiro de atividades que marcará a Semana Nacional de Trânsito 2025. Com o lema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, a programação local será coordenada pelo EducaTrânsito, iniciativa conjunta das secretarias municipais da Educação (Smed) e de Segurança e Trânsito (SMST) voltada a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.
As atividades começam nesta quinta-feira (18), às 8h, no Auditório Acary Oliveira, onde estudantes terão seus trabalhos reconhecidos. Serão homenageados aqueles que tiveram desenhos escolhidos para compor as páginas do calendário 2026 do EducaTrânsito.
Na sexta-feira (19), o Colégio da Fundação Educacional de Toledo (Funet) receberá, nos períodos da manhã e da tarde, o circuito de bike, espaço em que crianças vivenciam situações simuladas de trânsito pedalando suas próprias bicicletas e aprendem, na prática, regras de segurança viária.
No sábado (20), a partir das 9h, a SMST dará suporte à abordagem educativa da campanha “Eu Paro Para Pedestres”, do Instituto Pessoas Melhores em parceria com o Rotary Club de Toledo, que será realizada junto a condutores que passarem pelo cruzamento da Rua Almirante Barroso com o Largo São Vicente de Paulo. Iniciativa semelhante se repete na segunda-feira (22), a partir das 7h, quando, em parceria com a Associação Ciclística de Toledo (ACT), será distribuído material informativo sobre os cuidados que os condutores de veículos maiores precisam ter em relação aos ciclistas. A ação será realizada no no Posto Estradão, na via que dá acesso ao distrito de São Luiz do Oeste.
A agenda encerra-se com uma série de encontros com alunos da educação infantil. Entre terça e quinta-feira, crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sueli Gruber (dia 23), do Colégio La Salle (24) e do Colégio Adventista (25) terão contato, em dois turnos, com palestras adaptadas à faixa etária a respeito do uso da faixa de segurança.
O coordenador do EducaTrânsito, Rafael Fonseca, destaca que a programação em Toledo está alinhada ao lema nacional da campanha. “Desacelerar é mais do que reduzir a velocidade do veículo, é uma atitude de cuidado com a vida”, comenta. “Ao envolver crianças e adolescentes, conseguimos plantar desde cedo valores que transformam a relação da sociedade com o trânsito”, comenta.