Rodrigues, que foi o mentor da ideia do ano internacional, quando membro da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entusiasmou a todos os presentes anunciando seu próximo desejo: “pleitear o Prêmio Nobel da Paz para o cooperativismo”.
Segundo o cooperativista, a sugestão é absolutamente plausível. “Precisamos de uma articulação mundial que promova a democracia e a paz, e o cooperativismo possui claramente as competências necessárias para defender esta bandeira”, afirmou. Em seguida, sugeriu que o Brasil lidere essa movimentação, levando a solicitação à ACI.
Logo depois foi a vez do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, se pronunciar. Relator do projeto do novo Código Florestal na Câmara dos Deputados, Rebelo iniciou seu discurso comemorando as conquistas alcançadas ao longo de 2011 e afirmando que o Brasil tem plenas condições de vencer os desafios que se desenham para o próximo ano. E destacou: “não se constrói um país forte economicamente sem a participação de um grande movimento cooperativista. O cooperativismo organiza a economia, alinhando o interesse dos menores com a força dos maiores”. Segundo o deputado, o Brasil precisa investir na desburocratização para o cooperativismo.
O evento, que reuniu cerca de 200 pessoas, entre líderes do setor, representantes do governo federal, parlamentares e integrantes de entidade parceiras, foi realizado na sede da OCB, em Brasília (DF). O coordenador político da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) participou deste solenidade de lançamento do Ano Internacional das Cooperativas no Brasil.
(OCB)
GERAL
O ano de 2012 será marcado por diversas ações em prol do cooperativismo
O lançamento oficial no Brasil de 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, realizado ontem (14), na capital federal, contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas, o coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues que, nas palavras do presidente do Sistema OCB/Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, representou os mais de 9 milhões de cooperados do país.
Mais lidas
- 1Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 2Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 3Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 4UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
- 5Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
Últimas notícias
- 1Toledo é selecionado para financiamento de 300 novas casas pelo Pró-Moradia
- 2Virada do ano em Toledo terá tradicional show pirotécnico no Diva Paim Barth
- 3O Protagonismo da Fresta
- 4Saúde municipal terá horários especiais durante as festas de fim de ano
- 5Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa


