O deputado Zeca Dirceu esclareceu que com esta aprovação a agilidade nas tratativas irá incluir vários municípios, de uma só vez. “Com esta integração todos saem ganhando. Conseguiremos agilizar os projetos e pedidos de todos os 32 municípios que integram o Território Rural de Entre Rios, que abrange toda a região da Amerios, composta hoje por 32 municípios do estado do Paraná”, explicou o parlamentar. A criação era um projeto que vinha sendo exigido pelo Governo Federal.
Além dos recursos federais a criação do Território, também facilitará na condução de recursos estaduais. As negociações tiveram a participação dos membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Cedraf) e políticos da região. A aprovação aconteceu durante a reunião do Cedraf, em Curitiba, onde estavam presentes Almir de Almeida, presidente da Amerios e prefeito de Perobal, Claudio Palozi, presidente do Comitê Gestor do Pré-Território Entre Rios e prefeito de São Jorge do Patrocínio, Cássio Trovo, presidente do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e o prefeito de Iporã, além das prefeitas dos municípios de Alto Paraíso, Maria Aparecida Zanuto Faria, e do município de Jussara, Luciana Trachini. “A dedicação de cada núcleo regional e o apoio de diferentes setores foi fundamental para que conseguíssemos essa grande vitória para a região Noroeste”, destacou o deputado Zeca Dirceu.
Com o Território de Entre Rios, os municípios com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH) e com pouco desenvolvimento econômico, cultural e social terão a oportunidade de alavancar seu desenvolvimento por meio do planejamento e organização das ações do Governo Federal e Estadual.
“isso contribui, e muito, para a melhoria de vida da população. É o momento de se dedicar aos projetos, para que os recursos saiam para nossa região” concluiu o parlamentar.
Municípios Integrantes da Amerios, que integram o novo Território Rural de Entre Rios: Altônia, Alto Paraíso, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Guaporema, Icaraíma, Indianópolis, Ipora,Ivaté, Japurá, Jussara, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Pérola, Rondon, Perobal, São Jorge do Patrocínio, São Manoel do Paraná, São Tomé,Tapejara, Tapira, Tuneiras do Oeste, Umuarama e Xambrê.
Assessoria de Imprensa
GERAL
Território Rural de Entre Rios é realidade e facilitará negociações com o Governo Federal e Estadual
Foi aprovada nesta semana, a criação do Território Rural de Entre Rios. Com esta decisão os municípios da região noroeste do Paraná, integrantes da Amerios, terão o encaminhamento de projetos e a busca de recursos federais facilitados. As negociações foram acompanhadas pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT), que tinha o projeto como uma das principais tratativas em transição com o Governo Federal para a região.
Mais lidas
- 1Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 2Projeto-piloto na UBS Jardim Maracanã é exposto durante evento em Brasília
- 3Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 4UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
- 5Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
Últimas notícias
- 1Toledo é selecionado para financiamento de 300 novas casas pelo Pró-Moradia
- 2Virada do ano em Toledo terá tradicional show pirotécnico no Diva Paim Barth
- 3O Protagonismo da Fresta
- 4Saúde municipal terá horários especiais durante as festas de fim de ano
- 5Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa


