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EDUCAÇÃO

Unioeste apresenta relatório final da avaliação institucional

A Comissão Central Permanente de Avaliação Institucional (CCPA) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) apresentou recentemente o relatório final da avaliação institucional. Além de atender à legislação, o relatório final visa tornar público o que foi desenvolvido pelas Comissões (Central e Setoriais) de Avaliação Institucional desde agosto de 2009, quando os trabalhos foram iniciados, até o presente momento e, ainda, compor um conjunto de dados institucionais que possam proporcionar reflexões e ações para a melhoria da Universidade. O relatório completo pode ser acessado na página eletrônica da Unioeste: www.unioeste.br/avaliacaoinstitucional.

17/12/2011 - 09:06


Segundo destacou a presidente da CCPA, professora Marijane Zanotto, “mais importante do que desenvolver as atividades relacionadas à avaliação institucional, é saber de que modo esta avaliação pode ser um efetivo instrumento de mudança e melhoria da universidade no contexto socioeconômico e político contemporâneo, que, em última instância, condiciona os rumos da Unioeste”.
Um aspecto importante ressaltado pela Comissão é quanto à participação da comunidade acadêmica no processo por meio da resposta dos questionários. O processo de autoavaliação da Unioeste teve como foco as dez dimensões apontadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de constituir um sistema de informações quantitativas e qualitativas sobre o desempenho institucional relacionado a cada uma das dimensões.
As dimensões avaliadas foram: 1ª- A missão e o plano de desenvolvimento institucional; 2ª- A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e a respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, às bolsas de pesquisa, de extensão, de monitoria e demais modalidades; 3ª- A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento científico, econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural; 4ª- A comunicação com a sociedade; 5ª- As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho; 6ª- Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios; 7ª- Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação; 8ª- Planejamento e avaliação, principalmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional; 9ª- Políticas de atendimento aos estudantes; 10ª- Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
Na elaboração dos questionários para as comunidades acadêmica e externa, a CCPA criou a décima primeira dimensão, “Desenvolvimento das dimensões humanas e qualidade de vida no trabalho”, além das previstas. Participaram do processo avaliativo docentes, discentes, agentes universitários que atuam nos Câmpus, reitoria, Huop e comunidade externa. A participação da comunidade acadêmica contou com o índice de 52,51% dos docentes, com 21,57% dos discentes e 42,05% dos agentes universitários. A comunidade externa participou respondendo 603 questionários.
O relatório final está dividido em três partes, sendo que na primeira é apresentado um panorama geral da Unioeste, com sua contextualização histórica, as pró-reitorias e questionários gerais. A segunda parte é composta por dados gerais, diagnósticos avaliativos e questionários, considerando a estrutura multicampi da Unioeste, a reitoria e o Hospital Universitário, bem como a comunidade externa.

Cursos novos sugeridos
O relatório apresenta os cursos sugeridos pela comunidade acadêmica e externa em cada câmpus. Para o Câmpus de Cascavel a sugestão é o curso de Artes (teatro, música, cinema, dança, educação artística); para o Câmpus de Foz do Iguaçu, a sugestão é o curso de Medicina; para o Câmpus de Francisco Beltrão, o curso sugerido também é Medicina; para o Câmpus de Marechal Cândido Rondon a sugestão é o curso de Medicina Veterinária e Psicologia e para o Câmpus de Toledo o curso sugerido é Psicologia. Também o curso de Psicologia é o indicado pela comunidade interna da reitoria e o curso de Nutrição o sugerido pela comunidade interna do Huop.

Da Assessoria

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