1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Litoral do Paraná terá guia com serviços comerciais e pontos turísticos

O Governo do Paraná vai distribuir, a partir da próxima semana, um guia com os principais atrativos comerciais e turísticos dos sete municípios litorâneos do Estado. Serão confeccionados 30 mil exemplares.

17/12/2011 - 09:25


O guia irá facilitar o acesso dos turistas aos serviços públicos e comerciais, com informação de horários e endereços dos pontos gastronômicos e localidades hoteleiras e de lazer da região. “Vamos oferecer um relato completo do que existe de melhor no nosso litoral. Um meio de interação que irá melhorar a relação com nossos turistas”, disse o secretário. O material será distribuído nas prefeituras, hotéis e pontos turísticos dos balneários e cidades litorâneas.
O secretário do Turismo, Faisal Saleh, destacou que o guia permitirá ao turista conhecer localidades pouco visitadas. “O litoral não é apenas praia. Temos uma área de floresta, um potencial para turismos de cruzeiros, esportes aquáticos e pesca que precisa ser aproveitado”, lembrou o secretário. Segundo ele, o guia irá incentivar outras modalidades de turismo.
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, acredita que a publicação do guia irá incentivar o comércio do município e estimular o turismo ambiental e histórico. “Temos parques e monumentos que não são conhecidos. O turista chega à nossa cidade e não tem uma orientação, não sabe onde ir. Com esse guia eles terão a oportunidade de conhecer o que existe de melhor em Matinhos”, diz o prefeito. Dalmora afirmou estar otimista também com a previsão da obra de engorda da areia da praia do município.
Para o presidente do sistema Fecomércio, Darci Piana, o litoral precisa de apoio na área comercial e, segundo ele, um guia de serviços irá mostrar os bons bares e restaurantes aos visitantes. “Temos coisas boas para mostrar. Um veículo como esse irá trazer grandes benefícios, atraindo turistas de outros estados”, disse.
Piana destacou as parcerias com o governo estadual nas áreas de qualificação profissional, com a oferta de curso para 16 mil alunos da rede pública.

INFRAESTRUTURA – Em uma área com 23 mil metros quadrados de área, o SESC Caiobá será um dos maiores empreendimentos turísticos do Paraná. Serão 137 apartamentos, quatro piscinas e sala de cinema. O secretário Faisal Saleh destacou a importância do empreendimento na geração de empregos e estímulo ao turismo de negócios. “Um local bom que trará turistas o ano inteiro. Ótima estrutura e atendimento profissional”, disse ele, que estava acompanhado do secretário do Trabalho, Claudio Romanelli.
O SESC Caiobá conta ainda com centros de convenções para eventos sociais e empresariais, com capacidade para 600 pessoas. A expectativa da Fecomércio é que o empreendimento estimule o comércio local com o fluxo de turistas. Darci Piana classificou a nova ala como um marco histórico e uma conquista dos comerciantes paranaenses.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29