A coordenadora do Cosem, Christine Vianna Baptista, explicou que além do município de Cascavel, diversos outros serão visitados para que a política de museus seja desenvolvida em conjunto com a comunidade. “Esse é o primeiro passo para que se possa criar um Sistema Estadual de Museus, buscando conhecer a realidade de cada cidade e os espaços museológicos. Essa proximidade garante a eficácia do plano”.
Paralelo a essa política, outra meta é a implantação de um plano gestor nos municípios que busca reorganizar os museus desde o aspecto jurídico até estrutural, além de promover capacitação de recursos humanos e intercâmbio com entidades congêneres. “Ao todo, são nove eixos de trabalho que visam organizar e potencializar o trabalho que já é desenvolvido nos museus do Paraná”, comentou a assessora técnica do plano, Karina Muniz Viana.
Da Assessoria
CULTURA
Cascavel pode ser pólo museológico da região
A secretária de Cultura de Cascavel, Judet Bilibio, recebeu nesta semana representantes da Cosem (Coordenação do Sistema Estadual de Museus do Paraná), que buscam construir uma política de museus de arte no estado, assim como nas áreas de história e de imagem e som. O objetivo é desenvolver o Sistema Estadual de Museus, e criar polos museológicos, sendo a cidade de Cascavel, possivelmente, um deles.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
- 5Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor