“O navio seguirá para as cidades de Ilhabela (SP), Angra dos Reis, Armação dos Búzios (Rio de Janeiro), terminando a viagem em Santos (SP).”, afirmou Martina Reuter, representante de marketing e vendas da AIDA Cruises para a América do Sul. “A próxima passagem do AIDAcara por Paranaguá será no dia 12 de janeiro, quando o navio fará uma rota até Buenos Aires, saindo do Porto de Santos no dia 6”, conta Martina.
No mês passado, quando esteve em Paranaguá, praticamente todos os passageiros desceram para fazer passeios programados na Ilha do Mel, Curitiba, Morretes, e Antonina. Muitos ficaram em Paranaguá. Desta vez não foi diferente.
Para o presidente da Câmara Setorial do Comércio Varejista da Associação Comercial e Industrial de Paranaguá (Aciap), Kalil Hamud, a vinda de navios de passageiros com maior freqüência a Paranaguá aquece o comércio local.
“É muito importante para o comércio receber navios de passageiros, porque muitos optam por ficar em Paranaguá. Isso aquece o comércio e anima os empresários a se preparar para receber cada vez melhor os turistas estrangeiros”, disse Hamud.
De acordo com o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, a estrutura portuária adaptada para receber o navio atendeu muito bem a demanda. “Apesar de não dispormos de instalações ideais, o que fizemos foi significativo e até elogiado pelo comando do navio. Valeu o esforço de todos. Só assim conseguiremos colocar Paranaguá definitivamente na rota do turismo náutico nacional”, concluiu.
O trabalho para atrair navios de cruzeiros a Paranaguá tem sido feito em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo. Para o secretário Faisal Saleh, o bom receptivo aos turistas em Paranaguá vai permitir que o Porto continue podendo negociar novas escalas.
“O sucesso da inserção de Paranaguá na rota turística de cruzeiros depende do esforço de todos: comerciantes, empresários, operadores. A satisfação do turista vai possibilitar melhor negociação para novas paradas”, disse Saleh.
A recepção ao AIDAcara conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Paranaguá. Ônibus foram colocados à disposição para levar os turistas do porto ao centro da cidade. Um receptivo com atendentes bilíngües foi montado na praça 29 de Julho.
Da AE Notícias
GERAL
Navio com 1.180 passageiros atracou no Porto de Paranaguá
O navio de passageiros AIDAcara volta a Paranaguá, um mês depois de sua primeira parada no terminal paranaense. Naquela ocasião, os turistas alemães, austríacos e suíços optaram por ficar na cidade e visitar seus pontos turísticos. O navio retornou ontem (17) para mais uma parada técnica. O dia ensolarado incentivou novamente os passageiros a visitarem a cidade e animou o comércio local. Desta vez, 1180 turistas estão a bordo da embarcação, que saiu de Buenos Aires no último dia 9.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 3Abertura do II Simpósio de Pesquisa da FAG Toledo contará com cinco mesas temáticas
- 4Cultura premia vencedores dos concursos Edy Braun e Paulo Leminski
- 5Quando a vida me oferece distâncias
Últimas notícias
- 1Dia Internacional das Cooperativas: Roberto Rodrigues aponta cooperativismo como solução para desafios globais
- 2Boletim semanal informativo da dengue é divulgado pela Saúde em Toledo
- 3Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 4Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 5Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica