Os contêineres são de cor amarela, identificados com o adesivo do TooReciclando, sinalizando quais materiais podem ser depositados na caixa. Essa é uma parceria entre a prefeitura de Toledo, Conselho Municipal do Meio Ambiente e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do município.
O material será recolhido dos contêineres três vezes por semana e levado para a central de reciclagem, onde será separado e comercializado pela Associação de Catadores de Recicláveis.
Segundo o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, o TooReciclando irá complementar o programa Lixo Útil, que já vem sendo desenvolvido no município. “Essa é uma maneira eficaz de diminuirmos cada vez mais o número de lixo nas ruas e o material reciclado jogado nos lixões, que poderiam ser reutilizado. O trabalho de coleta também auxiliará e aumentará a renda dos catadores da Associação de Catadores de Material Reciclável de Toledo”, conta o prefeito, destacando que o programa é um sistema pioneiro, tornando-se exemplo para toda a região Oeste.
Conforme o secretário de Meio Ambiento de Toledo, Delmar Marino Hoffmann, esta será uma experiência que posteriormente poderá ser implantada em outros bairros. “Primeiramente faremos um período de testes e depois avaliaremos os resultados. A comunidade já solicitou a instalação dos contêineres nos bairros. Vamos começar com o centro de Toledo, já que é um local movimentado e que acumula mais materiais recicláveis e, conforme a demanda, vamos expandir para os bairros do município”.
O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Robert “Bob” Gordon Hickson, elogiou a iniciativa, pelo alcance ambiental e social do projeto. “Todo projeto que tem por objetivo reduzir a quantidade de lixo e separar o material reciclável recebe o apoio do Conselho. Quando se fala de programa social, a partir do momento em que se separa o lixo reciclável do orgânico, estamos possibilitando que o lixo seja destinado corretamente, trazendo benefício para população”, explica Bob. Ele salienta que um dos aspectos mais importantes é a conscientização da população, principalmente da importância de reduzir a quantidade de lixo gerada e, se possível, de fazer a separação do material reciclável do orgânico.
Coleta seletiva
O aterro sanitário municipal de Toledo recebe por dia cerca de 80 toneladas de lixo. Deste material, cerca de 20% é passível de reciclagem. Já o volume de recicláveis recolhido pelo sistema público e associação de catadores soma 60 toneladas por mês em Toledo. Segundo o secretário, com o programa TooReciclando, a expectativa é ampliar em 20% o volume de recicláveis por mês Todo material reciclável recolhido através do TooReciclando será encaminhado à Associação dos Catadores, para triagem e comercialização.
Os 61 contêineres estarão espalhados no centro de Toledo, entre a Avenida Parigot de Souza e a rua Piratini e entre a rua São João e a Rua Santos Dumont. Os contêineres estão identificados e sinalizados com o selo do TooReciclando. O adesivo apresenta também quais materiais podem ser depositados, como plástico, metal, papel e vidro. A população pode fazer o depósito a qualquer momento, seguindo as orientações. De acordo com o secretário é importante que a população tenha cuidado e atenção na destinação do material reciclável, não depositando nos contêineres materiais como eletrodomésticos; papel celofane; lixo de banheiro; guardanapos; embalagens engorduradas; siliconizadas; latas de aerosóis; de tinta; inseticida; pilhas; baterias; lâmpadas; tecidos e roupa em geral.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Toledo terá novo programa de coleta seletiva
Nesta segunda-feira (19) foi lançando, em Toledo, o novo programa de coleta seletiva de materiais recicláveis: o TooReciclando. O projeto prevê, inicialmente, a instalação de 61 contêineres para coleta seletiva de lixo útil na área central da cidade. O TooReciclando visa eliminar o lixo reciclável jogados nas ruas, evitando entupimento de bueiros e bocas de lobo, além de agilizar o processo de coleta.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025