Segundo a coordenadora de nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, é importante exercer o princípio da moderação. "Não é só questão estética. O excesso de peso está associado a um conjunto de doenças. Muitas vezes a pessoa ganha dois ou três quilos e acha difícil recuperar o peso anterior. Voltar a forma vai exigir um esforço muito maior em termos de prática de atividade física e de nutrição calórica".
Para evitar os quilinhos a mais e manter a saúde em dia, a nutricionista dá dicas para aproveitar as ceias em família sem precisar enfiar o pé na jaca: "Comece sempre pelas saladas, pelas frutas, e depois faça a opção por carnes que sejam mais magras. Evite o consumo de massas com caldos muito gordurentos, a base de queijo e leite. Consuma o suficiente para você participar desse processo social, se deliciar com as comidas gostosas, mas ao mesmo tempo manter o principio do auto cuidado."
Patrícia Jaime também falou sobre a importância da hidratação para quem vai ingerir bebidas alcoólicas durante as festividades de dezembro. Segundo a nutricionista, beber água entre um copo de álcool e outro é fundamental para proteger o organismo e evitar consequências desagradáveis no dia seguinte, como enxaquecas, dores estomacais e diarreias. Mas se o excesso for inevitável, a hidratação a base de água e sucos de frutas ainda continua sendo a melhor opção de tratamento. Caso os sintomas não desapareçam, a pessoa deve procurar imediatamente por orientação médica.
Da Assessoria
SAÚDE
Aproveite as festas sem prejudicar a saúde
Panetone, farofa, carnes recheadas, vinho, maionese, doces e massas. Essas delícias que alegram as mesas durantes as festas de final de ano, quando consumidas em excesso, podem representar um perigo para a saúde e a boa forma.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



