Casa de not%c3%adcias 1144x150

OPINIÃO

Rede Brasil Rural fortalece a agricultura familiar

A Presidenta Dilma Rousseff lançou no último dia 13, em Porto Alegre, uma ferramenta virtual que propiciará aos agricultores familiares comprar insumos, materiais e itens para beneficiamento, além de vender produtos pela internet. Trata-se da Rede Brasil Rural que, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, vai permitir organizar toda a cadeia produtiva da agricultura familiar, abrangendo serviços, articulação institucional e comercialização.

20/12/2011 - 14:01


A Rede destina-se a aproximar as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores públicos e privados. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, por meio de um termo de cooperação com o MDA, será a operadora oficial da logística da agricultura familiar.

Inicialmente, cerca de 1,6 mil cooperativas e associações terão acesso à Rede, beneficiando cerca de 200 mil agricultores que poderão comprar e vender produtos por meio do Armazém Virtual da Agricultura Familiar. Serão comercializados diversos tipos de produtos, como cachaças orgânicas, embutidos artesanais, queijos, sucos, vinhos, artesanatos, cosméticos, entre outros. Por meio da ferramenta, essas mercadorias poderão ser negociadas no atacado, diretamente com o produtor. O comércio realizado por meio do Armazém Virtual vai permitir que o deslocamento das cargas seja planejado. Com cotação de transporte e possibilidade de fretamento conjunto entre as cooperativas participantes, os valores dos fretes, que embutem os elevados custos dos pedágios, serão barateados.

O acesso dos produtores rurais aos editais relativos às demandas de merendas de cada região será outro benefício. Os editais serão divulgados pela Rede e permitirão que os interessados encaminhem propostas aos compradores. Um dos objetivos da Rede é reorganizar o sistema de compras da produção familiar pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Hoje os municípios, estados e escolas ainda têm dificuldades para encontrar produtores que atendam às demandas. Os agricultores, por seu turno, muitas vezes carecem de informações sobre abertura de processos de compras.

As compras efetuadas pelos produtores da Rede Brasil Rural serão financiadas pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES). O Banco vai disponibilizar um limite de negociação de até R$ 1 milhão por cartão, com opção de cinco cartões por cooperativa, financiamento de 3 a 48 parcelas e taxas de juros pré-fixadas no ato da compra. Com essa parceria, as cooperativas poderão solicitar financiamento para as áreas de soluções de internet, comunicação visual, reciclagem logística e armazenagem, entre outros.

O programa agora lançado alcançará, sem dúvida, o objetivo de reduzir o preço do produto para o consumidor final e de aumentar a renda dos agricultores por meio de ganhos em cada etapa da cadeia produtiva. Mais do que isso, a Rede Brasil Rural contribuirá para preservar a identidade da agricultura familiar, responsável hoje por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

Elton Welter é Deputado Estadual pelo PT do Paraná.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29