O encontro teve por objetivo apresentar aos participantes o regimento interno, o acordo de cooperação e a implantação do grupo gestor, que aprovou a agenda da primeira etapa de trabalho. “Até março de 2012 iremos fazer visitas de sensibilização política aos municípios da região para elaborar um plano de desenvolvimento da faixa de fronteira, que será apresentado em junho ao governo federal”, disse o secretário de Estado do Turismo, Faisal Saleh.
Segundo ele, durante os encontros será elaborada uma carta com propostas para o desenvolvimento da faixa de fronteira. O documento será encaminhado ao Ministério da Integração e a mais 20 ministérios.
Conforme o assistente da diretoria geral brasileira da Itaipu Binacional, Herlon Goelzer de Almeida, o Núcleo vai propor medidas e coordenar ações para contribuir com o desenvolvimento das áreas de fronteira e gerar uma maior aproximação e cooperação com os países vizinhos. “O Núcleo está muito bem estruturado e voltado para uma visão de futuro”, disse.
Para o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, o encontro foi positivo. “Estamos no caminho certo. Ações que até agora eram tomadas isoladamente passam a ser tomadas em conjunto, por meio do Núcleo. O Estado ganha muito com a união de esforços”, disse. Em todo o País, existem 11 Núcleos de Faixa de Fronteira. “O Núcleo paranaense está sendo visto como exemplo para os demais”, afirmou Richa Filho.
A iniciativa dos núcleos é do governo federal, como mecanismo de atuação da Comissão Permanente para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira, do Ministério da Integração Nacional. Com a colaboração de ministérios e autarquias federais, a meta é propor medidas e coordenar ações para contribuir para o desenvolvimento efetivo das áreas de fronteira e gerar uma maior aproximação e cooperação com os países vizinhos.
Da AE Notícias
GERAL
Núcleo de Integração de Fronteira discute ações para 2012
Cerca de 50 representantes dos governos federal, estadual, municipal e da iniciativa privada participaram nesta terça-feira (20), na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), da primeira reunião do Núcleo Regional de Integração da Faixa de Fronteira, que vai integrar 137 municípios localizados na região de fronteira do Paraná com o Paraguai e a Argentina. O programa visa incrementar o fluxo de turistas entre os países vizinhos, melhorar os roteiros turísticos integrados e preparar os estados fronteiriços para os megaeventos esportivos de 2014 e 2016.
Mais lidas
- 1FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 2Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
- 5Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto