Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Prefeitura vai fazer geoprocessamento da iluminação pública

A prefeitura de Toledo vai implantar um sistema de controle e acompanhamento do tempo de vida útil das lâmpadas de iluminação pública para assegurar mais conforto e segurança à população. Nesta semana, o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, assinou o contrato com a empresa Rede Alta, de Toledo, que será responsável por um ano pela manutenção do sistema de iluminação pública municipal. O contrato, no valor de R$ 49.017,45, prevê a substituição de lâmpadas queimadas, seguindo um protocolo de atendimento definido pela prefeitura de Toledo.

25/11/2010 - 15:19


Todo o trabalho será acompanhado pelo engenheiro eletricista Elói Ari Piana Júnior, que fará um acompanhamento dos materiais utilizados, visando assegurar a qualidade técnica exigida, e levantamento de todos os pontos, registrando o período de substituição. Com isso será possível cronometrar o prazo de vida útil da lâmpada e substituí-la antes que ela queime. ”Queremos chegar a um ponto de substituir a lâmpada antes que ela queime. Com a informação sobre a data de troca é possível definir a data de substituição, assegurando mais conforto e segurança à população”, explica. Hoje, Toledo conta com um total de 18 mil pontos entre a área urbana de Toledo e sedes distritais.

O trabalho, segundo o prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, visa dar mais conforto e segurança à população. O acompanhamento constante, por um profissional especializado, vai permitir uma fiscalização mais efetiva dos materiais utilizados, assegurando a boa aplicação dos recursos públicos, além de um acompanhamento das substituições e visa útil das lâmpadas, permitindo a sua substituição antes que ela queime.

O profissional também vai controlar o descarte do material. As lâmpadas e outros materiais substituídos pela empresa nos serviços de manutenção, deverão ser devolvidos ao município. Parte do material poderá ser comercializado em leilão, encaminhado para reciclagem ou descartado pelo município, porém dentro das recomendações técnicas, uma vez que alguns tipos de lâmpadas, por conter mercúrio, representam riscos de contaminação ao homem e ao meio ambiente.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29