Representando o Município de Toledo, o prefeito Mario Costenaro; a secretária da Educação, Janice Salvador; e sua equipe participaram, nesta quarta-feira (29), do 1º Simpósio Intermunicipal TiX Letramento – Edição Estado do Paraná, realizado na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel. O evento foi idealizado com o propósito de celebrar, debater e impulsionar a educação especial por meio da tecnologia assistiva e do protagonismo dos estudantes com deficiência.
A iniciativa reforça a importância da inovação na aprendizagem e do desenvolvimento de práticas inclusivas, que promovam a autonomia e a participação de todos os alunos. Durante o simpósio, foi assinado um convênio entre a Amop e a Itaipu Binacional, que beneficiará 38 municípios da região, possibilitando a capacitação de 300 professores voltados à educação inclusiva e ao uso de tecnologias assistivas.
O prefeito Mario Costenaro destacou a importância da troca de experiências entre os municípios e a construção coletiva de caminhos para o fortalecimento da inclusão. “É algo especial. São experiências já aplicadas em alguns dos nossos municípios e que serão apresentadas hoje. Fazem parte de um exercício de retroalimentação para que a gente agregue conhecimento. A grande reflexão deve ser sobre como podemos avançar ainda mais nessa construção de uma educação verdadeiramente inclusiva. Que este seja um dia de aprendizado, reflexão e de novas ferramentas para tornar o ensino ainda mais efetivo”, destaca.
A secretária Janice Salvador também ressaltou os avanços alcançados em Toledo com o uso da tecnologia assistiva no atendimento da Educação Especial. “A experiência do atendimento em Toledo tem sido bastante positiva, até porque se trata de uma tecnologia que favorece a inclusão dos nossos estudantes. Hoje, são cerca de 800 alunos da Educação Especial, muitos beneficiados com o uso desses equipamentos. É uma iniciativa importante, que queremos ampliar e fortalecer cada vez mais”, salienta.
Além da secretária, representaram Toledo no evento Rose Mari Menon de Oliveira e Crislayne Aparecida da Silva (coordenação do Atendimento Educacional Especializado – AEE), Edna Heloisa Schaeffer Amaral (diretora de Ensino), Patrícia Cruz de Araújo (professora da Escola Municipal Oswaldo Cruz, no distrito de Vila Nova) e Leiliane Morante dos Santos (professora do Centro Integrado de Políticas Educacionais [Cipe].
Em Toledo, o programa TiX Letramento atualmente atende 26 escolas, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento e a inclusão dos estudantes da rede municipal de ensino.




