O prêmio reconhece as melhores práticas de gestão adotadas pelas empresas do saneamento no País, a partir de rigorosos indicadores e auditoria especializada. Nas 15 edições do PNQS, a Sanepar recebeu 26 troféus e cinco diplomas. Neste ano, foram premiados os sistemas da Companhia nas cidades de Francisco Beltrão, Umuarama, Cornélio Procópio e Telêmaco Borba.
Os participantes da missão estiveram na Dunea Water, que aplica ultravioleta em vez de cloro para a purificação da água. Eles também visitaram a estação de tratamento de esgoto Harnaschpolder, em que quase tudo se aproveita, e a empresa Waternet, onde foi possível conhecer o modelo holandês para geração de energia através do biogás, resultante do processo de tratamento de esgoto.
“Na Holanda predomina o planejamento e cuidados com o meio ambiente e com a tecnologia”, conta o gerente da Sanepar, em Telêmaco Borba, Juarez Wollz. Para Juarez, o que mais surpreendeu foi o sistema de controle de enchentes em Maeslantkering. “Também conhecemos Roterdã, cidade que fica seis metros abaixo do nível do mar, e é protegida por barragens. O monitoramento é constante e primoroso”.
REFORÇO
Para o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, as visitas às empresas holandesas fortalecem a capacitação do corpo técnico da companhia. “É muito positivo que nossos empregados conheçam outras realidades e estejam preparados para aplicar e desenvolver novas metodologias e tecnologias em saneamento”.
Ghignone ressalta que o PNQS reconhece o esforço e o engajamento dos empregados da Sanepar que colocam a empresa em destaque no setor de saneamento e trazem bons resultados para a qualidade de vida da população. “Curitiba, atendida pela Sanepar desde a criação da companhia, em 1963, é a capital brasileira com o melhor índice de atendimento com água tratada e com coleta e tratamento de esgoto doméstico. No Paraná, todas as cidades com mais de 300 mil habitantes, estão entre as 81 sedes municipais com os melhores indicadores”, explica o presidente.
Além dos representantes da Sanepar, também empregados de outras companhias premiadas pelo PNQS neste ano, participaram das visitas técnicas à Holanda. O grupo foi liderado por Nercy Bonato, coordenadora do Comitê Nacional da Qualidade da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, promotora do PNQS) e Ellen Pritsch, secretária geral do Comitê da Qualidade da Abes.
Promovido pela Abes, o PNQS é a mais importante premiação do setor de saneamento. A principal preocupação da ABES é desenvolver e aperfeiçoar atividades relacionadas à engenharia sanitária e ao meio ambiente. A Associação é o capítulo nacional da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) e mantém acordos de cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Water Supply and Sanitation Colaborative Council (WSSCC), entre outras entidades similares.
Da AE Notícias
GERAL
Empregados da Sanepar retornam de missão de estudos na Holanda
Quatro empregados da Sanepar retornaram de uma missão de estudos na Holanda, oferecida pelo Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). O grupo conheceu a tecnologia de ponta usada naquele país para o tratamento de água e esgoto e trouxe novas ideias que fortalecem o aperfeiçoamento técnico da equipe.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025