O Auditório Acary Oliveira recebeu uma aula extra do curso “Mais Saúde com Agente”, programa que visa qualificar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O encontro, realizado na manhã desta terça-feira (4), foi específico para os ACS e teve como principal tema da aula às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Durante o encontro os agentes comunitários de saúde receberam uma palestra do projeto de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Cascavel, o “Coletivo ISTeja Prevenido”, que apresentou explicações sobre as ISTs e protocolos de saúde, além de realizar dinâmicas com os 60 ACS presentes no evento. A aula extra teve finalidade de sanar dúvidas e oferecer momentos de aprendizado e interação para os ACS.
Segundo a diretora do Departamento de Gestão em Saúde, Vanessa Gomes Wruck, o evento é de extrema relevância para o município: “para nós é cada vez mais importante capacitar os agentes comunitários de saúde, pois eles são as portas de entradas nas famílias, nas casas, nos territórios. Então, para as unidades básicas quando temos um profissional bem capacitado, além dele partilhar informações que adquiriu, ele tem um olhar melhor sobre os casos para levar as informações corretas para a população”, comentou.
O próximo encontro do curso Mais Saúde com Agente já tem data marcada para o dia 10 de novembro, uma aula sobre o meio ambiente, que será exclusiva para os ACE. Já no dia 17 de novembro às 8h no Auditório Acary Oliveira, será realizado mais um encontro, que abordará assuntos relacionados ao calendário de vacinação e imunização.




