Foi realizada a cerimônia de abertura do 1º Integra Unioeste, nesta segunda-feira (3), no teatro principal da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) câmpus de Toledo. A programação segue até a quinta-feira (6) com atividades acadêmicas e voltadas à comunidade, em diversos locais do município. Com apoio da Prefeitura de Toledo, o Integra Unioeste reúne palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações de trabalhos, relatos de experiências e atividades culturais que envolvem professores e acadêmicos dos campi de Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
A abertura do Integra Unioeste contou com apresentação do Coral da Unioeste, regido pela maestra Lelis Keity de Andrade Hermes e pelo maestro convidado Stefano Busellato. Na mesa de honra, teve a participação do prefeito Mario Costenaro, do presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle, das autoridades da Unioeste: reitor, Alexandre Webber; vice-reitor, Gilmar de Mello; pró-reitora de extensão, Fabiana Veloso; pró-reitora de pesquisa e pós graduação, Sanimar Busse; pró-reitora de graduação, Aparecida Darc de Souza; diretora do câmpus de Toledo, Patrícia Sala; entre outras.
O prefeito Mario Costenaro afirmou que o evento lhe remete ao ditado: “Não é sobre o quanto se sabe, mas é sobre o que se faz com o que se sabe”. Ele explicou que o Integra Unioeste representa essa ideia. “É a universidade indo para a rua, para a cidade, e para as instituições para realizar aquilo que sabe: levar melhor qualidade de vida para uma comunidade que precisa tanto”, enfatizou.
Para Costenaro, as pessoas não se realizam se não levar o conhecimento e o aprendizado em favor do outro. “Eu estendo isso para os professores. Isso é que dá sentido à vida. Isso é que dá sentido às nossas atuações em qualquer que sejam nossas atividades. É bom estar aqui na Unioeste. Vocês estão fazendo algo muito bom, é um exemplo a ser seguido”, completou.
O reitor Alexandre Webber destacou que o Integra Unioeste representa um marco no fortalecimento da identidade institucional e na união entre ensino, pesquisa, extensão e inovação. “Este encontro é a materialização de um sonho antigo, que nasceu da necessidade de somar esforços e integrar nossas áreas, para que todos compreendam que a universidade é única e se constrói de forma conjunta”, afirmou.
Webber também enfatizou que o Integra simboliza o compromisso da universidade com a formação de cidadãos críticos e com o desenvolvimento regional. “O verdadeiro sucesso da Unioeste está nas oportunidades que cria, na transformação que proporciona e na coragem de inovar sem perder o vínculo com sua comunidade. Esse é o espírito que move a universidade e que dá sentido ao Integra”, completou.
Atividades - O Integra Unioeste reúne cinco eventos da universidade em uma única agenda: o 24º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU); 11º EAICTI - Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação; Unioeste na Comunidade; Graduação em Movimento; e Expós.
A programação do Unioeste na Comunidade, evento que leva atividades a diversas instituições voltadas à comunidade, pode ser conferida no link. A programação geral pode ser conferida no link.




