Casa de not%c3%adcias   1144 x 150  %281%29

AGROECOLOGIA

Unioeste e CAPA firmam parceria para capacitação e pesquisa aplicada em agroecologia

 O Núcleo de Inserção Profissional da Unioeste (NIP) deu mais um passo na aproximação entre universidade e sociedade ao formalizar, na última quinta-feira (4), uma parceria com o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor Familiar (CAPA) 
05/12/2025 - 17:27
Por Redação com informações da Assessoria


O encontro reuniu docentes, bolsistas e representantes da entidade para organizar ações conjuntas de Aprendizado por Experiência e Pesquisa Aplicada voltadas à agroecologia.

Participaram da reunião os professores Davi F. Schreiner, coordenador institucional do NIP, José Renato Stangarlin e Luís Giusti Bruno; a bolsista Ana Clara de Almeida; além de Raquel Rossi Ribeiro, coordenadora do Programa CAPA Agroecologia Paraná, e Valdeilson F. de Almeida, representante do CAPA em Marechal Cândido Rondon.

Entre as primeiras iniciativas previstas está a oferta de um Curso de Capacitação em Homeopatia aplicado à agropecuária. Destinado a graduandos, profissionais egressos da Unioeste e agricultores familiares, o curso terá 60 vagas, distribuídas igualmente entre os três públicos. As atividades devem começar em março de 2026, após a assinatura do convênio.

Além das aulas, a parceria inclui visitas técnicas, vivências em propriedades familiares e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas por alunos bolsistas. A proposta é fortalecer a interação entre conhecimento científico e práticas agroecológicas já adotadas no território.

As ações serão financiadas pelo Programa Paranaense de Aprendizado Prático e Integração Universidade-Sociedade, mantido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e pela Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF). O programa incentiva a criação de Núcleos de Inserção Profissional (NIPs), responsáveis por articular parcerias com setores produtivos, instituições públicas e organizações sociais.

Para o coordenador institucional do NIP-Unioeste, professor Davi Félix Schreiner, a parceria amplia as possibilidades de formação. “Vamos possibilitar o aprendizado por experiência aos alunos, bem como a pesquisa aplicada para a resolução de problemas na produção agroecológica. Os graduandos terão a oportunidade de receber bolsa para a realização das pesquisas no âmbito da produção e do mercado”, afirma. Segundo ele, o foco é “melhorar a quantidade e a qualidade da produtividade e, ao mesmo tempo, promover vivências de aprendizado em propriedades familiares”.

A coordenadora do Programa CAPA Agroecologia Paraná, Raquel Rossi Ribeiro, também destaca os ganhos para o campo. “A parceria com o NIP-Unioeste é de suma importância, pois possibilitará a capacitação de agricultores familiares, qualificando e ampliando a produção agroecológica”, afirma.

Mais informações sobre o NIP-Unioeste estão disponíveis em: www.unioeste.br/portal/nip/apresentacao.

Anuncio gene 2