Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Unioeste recebe Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

Junto ao evento acontecerá o 1° Diálogo Internacional sobre Bioeconomia, Saúde e Transições Sustentáveis e a 1ª Feira Agroecológica da Tríplice Fronteira. 
09/12/2025 - 17:36
Por Assessoria


A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus Foz do Iguaçu sedia nesta semana o IV Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, que acontece em parceria com o VI Workshop da Rede Internacional em Pesquisa e Resiliência Climática. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Unioeste, reúne pesquisadores de referência nacional e de outros países da América Latina, que irão compartilhar reflexões, pesquisas e experiências.

O coordenador do seminário e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e Sustentável, Wilson João Zonin, abriu o evento falando da importância da ciência para uma sociedade melhor e mais sustentável. Ele explicou que é um evento de colaboração científica que visa trocar experiências e integrar o campo de pesquisa. “Vamos debater as pesquisas acerca do Desenvolvimento Rural Sustentável, em uma perspectiva decolonial. Compartilharemos experiências bem-sucedidas com foco na América Latina integrada e democrática”.

A coordenadora do Workshop, Irene Carniato, saudou os participantes e falou sobre a importância da Rede |Internacional de Pesquisadores em Resiliência Climática, que reúne 21 países e mais de 400 pesquisadores. “Esse é um espaço de integração e para que possamos tentar fazer a diferença no território onde vivemos”.

O diretor do campus Foz do Iguaçu deu boas-vindas aos participantes e lembrou da importância desses grandes eventos. “Nossa cidade é referência na área de Turismo, Hotelaria e de eventos. Por isso, para nós é uma honra receber um encontro tão importante como este”, comentou.

Representando o reitor da Unioeste Alexandre Webber, o diretor do campus Cascavel, Geysler Rogis Bertolin, parabenizou os organizadores do evento e ressaltou a sua importância. “Queremos colocar a universidade mais uma vez a disposição de parcerias que fortaleçam a nossa região Oeste e principalmente a região de fronteira. Essa é uma discussão fundamental, principalmente a gestão das águas e queremos fazer um mundo cada vez melhor e mais sustentável”, disse.

Participaram também da abertura do evento o deputado federa Elton Welter, o diretor da Itaipu Binacional Carlos Carboni, o Diretor de Revitalização de Bacias-Hidrográficas e

Planejamento em Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Do Desenvolvimento Regional do Brasil, Nelton Friedrich, o Reitor da Universidad Nacional del Este (UNE) Jose Sanchez Martinez, a representante da reitoria da Universidade Federal da Integração Latino Americana Laura Fortes, o representante da Fundação Araucária, Nilceu Deitose o representante da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (ARENAC), Reginaldo Ferreira.

Especialistas

Pela manhã, participaram da discussão sobre “Águas Transfronteiriças e Revitalização de Bacias no Contexto pós- Cop 30”, Nelton Friedrich, Diretor de Revitalização de Bacias-Hidrográficas e Planejamento em Segurança Hídrica do Ministério da Integração e Do Desenvolvimento Regional, Oscar Rivas, ex-ministro do Meio Ambiente do Paraguai e especialista em segurança hídrica, Enrique Rodriguez, diretor de Pesquisa da Universidade Nacional Del Leste (UNE – Paraguai), e Santiago Sarandon, Diretor do Laboratorio de Investigación y Reflexión en Agroecología – Universidade de La Plata (Argentina)

O evento contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos acadêmicos, promovendo um espaço de diálogo entre diferentes áreas do conhecimento. São 450 pessoas inscritas e 350 trabalhos científicos, que serão apresentados em 13 Grupos de Trabalho (GT). Cada GT, formará um capítulo de um livro, a ser publicado posteriormente ao encontro, permitindo a divulgação das discussões teóricas, que podem servir de referência aos demais pesquisadores. Além de brasileiros, o seminário terá a presença de pesquisadores argentinos, paraguaios, colombianos, equatorianos, dentre outras nacionalidades.

Também durante a semana, acontecerá o 1° Diálogo Internacional sobre Bioeconomia, Saúde e Transições Sustentáveis e a 1ª Feira Agroecológica da Tríplice Fronteira. Mais informações sobre a programação no site https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/IVSIDRS#informacoes

Anuncio gene 2