Dia 24 - Ceia
Para o preparo do peru, a nutricionista pediu a atenção no momento de realizar o assado. “Algumas pessoas possuem o hábito de colocar muito óleo. No entanto, a carne ao ser assada solta o próprio óleo, o que é suficiente”.
Com relação aos acompanhamentos, Francielle lembrou que durante a ceia há um exagero as pessoas fazem arroz, maionese, macarrão, farofa, entre outros. “Se for manter esta variedade de pratos, o ideal é diminuir suas quantidades, porque as pessoas acabam pegando um pouco de cada. Ainda é possível preparar de uma forma mais saudável sem acrescentar ingredientes calóricos. Por ex. Na farofa não exagerar no bacon, não adicionar gordura, preferir utilizar frutas cristalizadas e legumes. Já no arroz pode ser acrescentado legumes e frutas. Além de reduzir o óleo”.
A profissional sugeriu que faça somente uma variedade de sobremesa ou que se opte por sobremesas mais leves, como as preparadas com frutas, gelatina e que não possuem tanto leite condensado, creme de leite e chocolate.
Ela ainda alertou que no momento da digestão é importante tomar pouco líquido e, no dia seguinte, buscar hidratar o organismo. “Para as pessoas que consomem bebidas alcoólicas o ideal é beber água na mesma proporção. Assim, a cada copo de cerveja um copo de água”.
Dia 25 - Almoço
Francielle explicou para as pessoas que exageram na ceia devem iniciar o dia 25 com uma refeição mais leve. “Tome o café com leite com pão integral. No meio da manhã coma frutas e no almoço tenha cuidado com os carboidratos. O ideal é que se opte por um tipo de carboidrato, seja arroz, macarrão, pão ou salada de batata”.
Ela ainda salientou que as pessoas devem cuidar com os exageros. “Não se alimentar além do adequado pra o organismo e cuidar para não preparar os alimentos de uma forma que agregue mais calorias que não trazem benefícios ao organismo e comer em pequenas quantidades”.
GERAL
Nutricionista alerta para os exageros nas festas de final de ano
Hoje dia 24 de dezembro – véspera de natal – o dia mal tinha amanhecido e muitas pessoas já tinham iniciado os preparativos para a ceia neste sábado e para o almoço de natal, neste domingo (25). Era preciso conferir se não faltava nenhum ingrediente para a farofa, o arroz, se as frutas foram todas compradas, entre outros detalhes. Em geral, a sociedade brasileira adora fazer ceias fartas, com variedade de pratos e bebidas. No entanto, a nutricionista Francielle Anschau alerta para os exageros nas festas deste final de ano. Segundo ela, a ceia é uma tradição de muitas famílias, no entanto, elas devem observar se a ceia possui muitas calorias. Em entrevista a Casa de Notícias a profissional repassou algumas dicas para montar uma ceia com qualidade nutricional.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025