ESPORTES

Associação Ciclística de Toledo encerra 2025 com avaliação positiva e projeta fortalecimento do ciclismo em 2026

Entre as principais conquistas de 2025 estão a execução do projeto ProEsporte/Copel; a aprovação do projeto Esporte Cidadão, que será desenvolvido em 2026 e a realização do 3º Ciclo Passeio Pedala Biopark 
30/12/2025 - 18:41
Por Assessoria


A Team Refit Avenida/Associação Ciclística de Toledo (TRA/ACT) encerra a temporada de 2025 com um balanço extremamente positivo de suas atividades. Atuando na promoção do ciclismo como esporte, ferramenta de saúde e inclusão social, a Associação contou ao longo do ano com o apoio de importantes parceiros, como o ProEsporte/Copel e a Prefeitura de Toledo, tanto na organização de eventos quanto na formação de atletas e no desenvolvimento de ações sociais e educativas.
Segundo o presidente da Associação Jefferson Carlos de Oliveira, entre as principais conquistas de 2025 estão a execução do projeto ProEsporte/Copel; a aprovação do projeto Esporte Cidadão, que será desenvolvido em 2026 e a realização do 3º Ciclo Passeio Pedala Biopark, evento que se consolidou como uma das principais ações abertas ao público.
“Os maiores desafios enfrentados pela equipe e pelos membros foram conciliar os treinos esportivos com as contrapartidas exigidas pelos projetos”, destaca o presidente.
Ao avaliar o desempenho da entidade no ano de 2025, Jefferson resume em uma palavra: espetacular. “Sempre há espaço para melhorar, mas neste ano a equipe conseguiu executar o planejamento proposto”, afirma.
 
ATIVIDADES - Durante a temporada, a equipe TRA/ACT marcou presença em importantes competições regionais e estaduais, como o Circuito Vale do Iguaçu, a Ultramaratona Pata de Onça, os Jogos Abertos do Paraná, o Campeonato Rota das Colônias e a Copa Conesul. “Nós levamos o nome de Toledo a diferentes eventos do calendário ciclístico da região, do Estado e outras localidades”.
Além das competições, a Associação também foi responsável pela organização e realização de diversas ações esportivas, sociais e educativas. Entre elas estão os Jogos Abertos de Toledo na modalidade de Ciclismo, o 3º Pedala Biopark, blitz educativas de trânsito, trabalhos em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e ações de educação infantil nas escolas, com foco na conscientização sobre o trânsito.
De acordo com o presidente, uma das atividades que mais superou as expectativas foi a ação de educação no trânsito realizada na Escola Municipal Santo Antônio, no distrito de Boa Vista. “A forma como as crianças interagiram com a nossa equipe foi algo muito marcante”, relata.
As atividades abertas ao público foram consideradas as mais bem-sucedidas ao longo do ano, com destaque novamente para o Ciclo Passeio Pedala Biopark, que reuniu ciclistas de diferentes cidades. “Conseguimos ampliar a visibilidade do ciclismo e promover maior engajamento da comunidade”, pondera o presidente.
 
FORTALECIMENTO - Outro ponto relevante do ano de 2025 foi a conquista de novos parceiros econômicos e sociais, fundamentais para o fortalecimento da Associação. “Esses apoios possibilitaram suporte financeiro e estrutural, garantiram a execução dos projetos e ações voltadas ao ciclismo, à saúde e ao lazer”, destaca Oliveira.
Para 2026, a Associação Ciclística de Toledo tem como principais objetivos fomentar e fortalecer ainda mais o ciclismo no município, ampliar a participação em campeonatos no Paraná e em outros estados e dar continuidade aos projetos sociais e educativos.
Conforme o presidente da entidade, entre as estratégias previstas estão a intensificação de campanhas educativas nas escolas e a realização de blitz educativas, buscando maior conscientização e respeito entre ciclistas e motoristas.
“A Associação encerra a temporada de 2025 com um saldo amplamente positivo, resultado do esforço e dedicação de seus associados, além do apoio dos patrocinadores, do Governo do Estado e da Prefeitura de Toledo. Confiante no trabalho realizado com excelência, a TRA/ACT segue motivada e preparada para os desafios e conquistas em 2026”, finaliza o presidente Jefferson Carlos de Oliveira.
Casa de not%c3%adcias   1144 x 150