Em uma parceria entre o município de Toledo e a Sicredi Progresso PR/SP, foi lançado oficialmente na terça-feira (27) a implantação do Programa A União Faz a Vida para 36 escolas da cidade com foco na Educação Infantil.
No evento, foi assinado o acordo de cooperação com intuito de formalizar que ambas as instituições têm responsabilidade na concretização do Programa.
A União Faz a Vida é o principal Programa de responsabilidade social do Sicredi conectado com o 4º princípio cooperativista “Educação, formação e informação”. Tendo nascido em 1995, já impactou mais de 5,3 milhões de crianças e adolescentes ao longo de seus 30 anos.
Na Sicredi Progresso, o Programa foi implantado pela primeira vez em 2007, em Nova Santa Rosa, posteriormente, a proposta expandiu-se para a rede municipal de Tupãssi, São Pedro do Iguaçu, Ouro Verde do Oeste e, em 2022 chegou a São Paulo, na cidade de Guararema. Até o fim de 2025, a Sicredi Progresso contava com 36 escolas ativas. A partir de agora, serão 72 escolas com o Programa.
O PUFV promove valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes, por meio de práticas de educação cooperativa. Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular – a BNCC, ele fomenta o desenvolvimento de ações que trazem na sua essência, a preocupação com o desenvolvimento do ser humano, em aspectos como solidariedade, cidadania, empreendedorismo, diálogo e cooperação, auxiliando a formar pessoas mais conscientes e preparadas para as escolhas da vida em geral.
“É um momento histórico e muito importante a implantação do PUFV em Toledo, nossa cidade-sede. Temos a certeza de que a proposta contribuirá para que nossas crianças e adolescentes sejam ainda mais protagonistas dos seus aprendizados, desenvolvam um espírito cooperativista, de liderança, um pensamento mais questionador e possam colaborar para uma sociedade mais forte e próspera no futuro. Agradecemos pela confiança do município nessa parceria valiosa”, afirma o presidente da Sicredi Progresso, Inácio Cattani.
A secretária municipal de Educação, Janice Salvador, que já conhecia o Programa por ter sido uma formadora, enfatizou que ele conecta com os objetivos do município de promover uma educação mais dinâmica.
“Quando nos foi apresentada a proposta analisamos diversos aspectos, dentre eles a ideia de que somos eternos aprendizes. O PUFV coloca o aluno no centro do processo, estimula o professor a buscar novos métodos para o ensino e envolve toda a comunidade escolar para além dos muros da escola. Acreditamos que o Programa nos ajudará a construir um futuro mais solidário”, declarou.
Habilitação inicial
Na proposta do Programa A União Faz a Vida, os professores são habilitados e preparados pelos assessores pedagógicos do Sicredi com diversas formações, suporte técnico e materiais para que coloquem em prática a metodologia em sala de aula.
Para tanto, logo após a cerimônia, os professores permaneceram no Yara Country Club, para a habilitação inicial de dois dias, 27 e 28, com carga horária de 16h. Ao todo, 250 profissionais da educação de Toledo serão habilitados.
Tiara Fernanda da Silva, professora na Escola Municipal Norma Demeneck Belotto e na Escola Municipal Vereador Jose Pedro Brum – CAIC ressaltou que está animada com o PUFV e as possibilidades da metodologia.
“É um Programa riquíssimo, tendo o aluno como protagonista, permitindo que ele traga propostas a partir de sua experiência particular e em casa, envolvendo escola e família. Acreditamos que o PUFV se alinha com tudo que já fazemos em nossa realidade. A expectativa é muito positiva e esperamos que seja duradouro, um Programa para sempre”, finaliza a professora.



