Segundo o relatório a Emdur no período de novembro de 1992 a julho de 95 descontou dos funcionários mas deixou de recolher ao INSS pouco mais de R$ 600 mil e esta dívida atingiu R$ 3,233 milhões, mas foi renegociada e agora será pago R$ 1,152 milhão até outubro de 2014. Quanto à suposta dívida de R$ 1,5 milhão disse que as investigações mostraram que ela simplesmente não é verdade, não existe e que as acusações se deveram a uma disputa entre os ex-diretores Marco Pereira e Lourival Neves Júnior.
O relator disse ainda que o pedido de CPI considerou um período um ano à frente e lembrou depoimento do contador de que a dívida nada significa e se deveu a um atraso em boras que a empresa realizava. Segundo Fritzen a Emdur fatura de R$ 11 milhões a R$ 12 milhões anuais e tem a credencial de supervisão e avaliação do Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID, nas obras realizadas com recursos dele em Toledo, como os asfaltamentos na região de São Luiz e Gramado.
O presidente Rogério Massing afirmou que existem pessoas que ficam tristes quando não se constata roubo e respeita sua posição, mas foi feito um trabalho sério para chegar a este resultado. Ele agradeceu o respeito dos vereadores com ele e os depoentes e destacou que durante as tomadas de depoimentos foram feitos de 30 a 40 questionamentos a cada convocado, destacando os três servidores que apoiaram os trabalhos nas festas natalinas e agradecendo a todos que vieram à CPI depor e esclarecer os fatos, anunciando ainda que todas as atas, documentos e gravações estão à disposição dos vereadores.
Da Assessoria
GERAL
CPI da Emdur aprova relatório final sobre investigações
A Comissão Parlamentar de Inquérito da Emdur aprovou nesta quinta-feira, dia 29 de dezembro, o relatório pelo seu arquivamento. A proposta do relator Luíz Fritzen teve três votos favoráveis, a abstenção de Ademar Dorfschmidt e um voto não de Paulo dos Santos. O relator apontou que a denúncia de dívida de R$ 1,5 milhão não foi comprovada, havendo na verdade uma dívida de R$ 487 mil que já foi paga e uma dívida com o INSS de R$ 1,152 milhão que teve parcela de R$ 39.632,00 paga em novembro.
Mais lidas
- 1Prefeitura recebe representantes da UTFPR para debater novos projetos
- 2Qualidade da água da microbacia do Rio Marreco passa por monitoramento
- 3Hoesp recebe R$ 35 milhões da Itaipu para construção da nova sede
- 4Endividamento das famílias brasileiras bate recorde e reforça importância da educação financeira
- 5Saúde orienta população para onda de frio e reforça importância da vacinação contra a gripe
Últimas notícias
- 1Toledo apresenta modelo de governança e inspira debate sobre empregabilidade
- 2Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
- 3Tecpar inicia processo de transferência de tecnologia de vacinas com biofarmacêutica Sinovac
- 4Transcatarina reúne cerca de mil pessoas na edição de 2026 e toledanos estão confirmados
- 5Paraná registra o amanhecer mais gelado de 2026 e novos recordes são esperados



