“Nas compras para a ceia de ano novo, observe se os alimentos estão bem conservados, com as embalagens íntegras e refrigerados. Alimentos congelados devem estar consistentes, duros ao toque e sem acúmulo de líquido.Os produtos devem ser preparados o mais próximo possível da hora da refeição. Esta medida diminui os riscos de contaminação, principalmente de alimentos altamente perecíveis, como a maionese", ensina Santana.
A mesa farta e variada é sempre uma tentação durante as confraternizações. Contudo, excessos na ingestão de alimentos pesados, aliados ao consumo de bebidas alcoólicas, podem causar problemas sérios à saúde e ainda atrapalhar as festas de final de ano.
O recomendável é que as pessoas prefiram alimentos leves e mantenham o organismo sempre hidratado. "O ideal é optar por pratos que tragam saladas, legumes, frutas e fibras e dar preferência às carnes grelhadas, assadas ou cozidas, como, por exemplo, peito de peru ou chester”, disse a chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos, Marise Penteado.
Na hora da sobremesa também devemos ter cautela. Ingerir porções pequenas e sobremesas à base de frutas facilitam a digestão.
Da AE Notícias
GERAL
Secretaria da Saúde dá dicas para uma ceia saudável nas festas de fim de ano
A procura por alimentos típicos da ceia de ano novo aumentou na última semana. Cuidados simples na hora das compras, preparo e ingestão desses alimentos podem garantir um final de ano mais saudável e seguro, diz o chefe do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Paulo Costa Santana. De acordo com ele, durante as compras a população deve estar atenta à qualidade e à segurança dos produtos. As condições sanitárias do estabelecimento, como higiene e limpeza dos locais de armazenagem, também devem ser verificadas.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025