1144x150 %284%29

GERAL

Capacitação de merendeiras é realizada nesta segunda-feira

Boas práticas de fabricação, técnicas de processamento e conservação do pescado são temas a serem abordados pelas nutricionistas do Instituto Água Viva (IAV) durante a capacitação para as merendeiras dos Centros de Educação Infantil de Toledo (CMEI’s). O curso inicia nesta segunda-feira (29) e segue até na próxima terça-feira (30), na cozinha do (IAV). O trabalho é realizado numa parceria entre a Prefeitura de Toledo e o Instituto.

 

28/11/2010 - 08:25


Segundo a nutricionista do Instituto Água Viva, Juliana Veit, o objetivo principal é difundir as técnicas de processamento do pescado para facilitar o trabalho das merendeiras e, consequentemente, oferecer os produtos aos alunos da rede Municipal. Ela ainda acrescenta que esta capacitação é a primeira etapa para que o peixe seja incluído na merenda escolar no próximo ano. “Na prática, as merendeiras vão aprender a fazer os pratos: arroz nutritivo, farofa nutritiva, bolo de chocolate com tilápia, torta salgada, kibe com peixe, escondidinho de peixe, polenta com molho de pacu, entre outros. As receitas foram desenvolvidas para serem incluídas na merenda escolar”.

Saudável

A nutricionista Juliana explica que o peixe é um alimento altamente nutritivo e por isso altamente perecível. Por isso, o profissional deve ter vários cuidados em sua manipulação. A carne de peixe é rica em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas. “Estes nutrientes em conjunto melhoram a concentração e diminuem os riscos de colesterol ou triglicerídeos alto, entre outros benefícios ao organismo do ser humano. O peixe é um alimento saudável e deve ser fornecido para as crianças”. Juliana lembra que a inclusão do peixe na merenda escolar é uma forma de incentivar as crianças a adquirirem o hábito de consumir peixe e quando adultos mantenham esta prática.

Programação

Outras capacitações estão programadas para o mês de dezembro. No dia 04, o curso é destinado as profissionais da Cozinha Social. Nos dias 06 e 07, a capacitação é realizada com as merendeiras das Escolas Municipais. Deste curso devem participar em torno de 90 profissionais.

Sem nome %281144 x 250 px%29