Nunes pede para todos os candidatos acompanharem as publicações de editais no site da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/Uel), www.cops.uel.br/concursos/88_policia_militar.
O processo garante a conclusão da seleção para preencher as 2 mil vagas para soldados policiais e 500 vagas para soldados bombeiros, conforme anunciou o governador do Estado, Beto Richa. O concurso foi lançado no final de 2009 e prorrogado em julho do ano passado pelo governador Beto Richa. O governo autorizou a convocação de 2 mil policiais militares, dos quais 275 já haviam passado pelas fases de exames e documentação.
Das 500 vagas para bombeiros, 39 foram preenchidas, e para policiais, das 2 mil vagas, 275 foram ocupadas. Para o preenchimento das 461 vagas para bombeiros, e 1.725 para policiais, serão chamados para testes 6.672 candidatos a policiais, e 1.784 candidatos a bombeiros. Nunes explica que são chamados mais candidatos que o necessário, porque muitos deles reprovam na primeira fase, o teste físico, ou já ultrapassaram a idade mínima para ingresso na corporação (30 anos, conforme o edital 061/2009).
Os candidatos que se inscreveram nas vagas para afrodescendentes passam por subcomissão composta de cinco pessoas, que realizam entrevistas, a fim de confirmar a afrodescendência. Os candidatos a soldados policiais realizaram a entrevista nos dias 7, 8, e 9 de dezembro, e os candidatos a bombeiros serão avaliados na próxima quinta-feira (5). Cerca de 113 candidatos se inscreveram para ocupar essas vagas.
FÍSICO
Depois de finalizada a etapa das entrevistas, os candidatos listados nos editais 658/2011 e 666/2011 serão convocados para o exame de capacidade física (Ecafi), que deve ocorrer em 30 e 31 de janeiro, e em 1.º, 2 e 3 de fevereiro. Especialmente para os candidatos a bombeiros, as provas se estenderão aos dias 6 e 7 de fevereiro, para os testes de habilidades específicas, como subida no cabo, mergulho, natação e transposição em trave suspensa. As provas ocorrerão em todo o Estado, simultaneamente nos núcleos de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá. O resultado do exame estará disponível a partir de 10 de fevereiro.
Ainda em fevereiro, os candidatos terão que preencher o Formulário de Dados Biográficos (FDB) da Pesquisa Social, que passará também por uma comissão que avaliará se o candidato não possui conduta que o contraindique para a função. No mesmo mês será feita a convocação para o exame de sanidade física e mental.
Em março e abril sairão os resultados dos testes acima e, em maio, será a solenidade de investidura e posse dos novos policiais e bombeiros militares.
Da AE Notícias
Exames físicos de candidatos a PM começam no fim do mês
A Seção de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar do Paraná divulgou as datas das próximas fases de seleção para os cargos de policial e bombeiro militar. Segundo o chefe da Seção de Recrutamento e Seleção da PM, primeiro-tenente Fábio Barros Nunes, muitos candidatos são convocados, mas devido à falta de atenção perdem prazos e a oportunidade de ingressar na polícia. No fim do mês, começam os exames físicos dos convocados.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


