Implantado em 2001, oferece os cursos de mestrado e, desde 2009, também doutorado para profissionais das Ciências Agrárias e afins, por meio de estudos avançados e de atividades de pesquisa relacionadas às áreas multidisciplinares do conhecimento da Produção Vegetal, destacando-se as linhas de pesquisa: Manejo de Culturas, Sistemas de Produção Sustentáveis e Fitossanidade e Controle Alternativo.
Segundo o seu coordenador, professor doutor Vandeir Francisco Guimarães, em nível de mestrado o curso tem excelente procura por candidatos e termina sua primeira década contando com a defesa de cerca de 150 dissertações. Já a primeira defesa de tese do curso de doutorado está agendada para o mês de fevereiro deste ano.
De acordo com ele, o programa conta atualmente com 42 alunos matriculados no mestrado e 34 no doutorado, dentre eles 26 bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e um da Fundação Araucária no mestrado, além de 15 bolsistas da Capes e 2 da Fundação Araucária no curso de doutorado.
Com um quadro docente de 16 professores permanentes e sete colaboradores, o curso se destaca no País, apresentando conceito 4 na avaliação da Capes e um corpo docente altamente qualificado.
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia visa o aprofundamento de conceitos, ao conhecimento de métodos e técnicas da pesquisa científica e tecnológica e a formação de recursos humanos para o exercício de atividades de ensino e de pesquisa, de forma a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País e região Oeste do Paraná, e com isto, ganha destaque pela sua qualidade, assegura o professor coordenador.
Da Assessoria
GERAL
Pós-graduação em Agronomia completa 10 anos
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Agronomia do Centro de Ciências Agrárias do Câmpus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) completou uma década de existência.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Prefeituras devem enviar documentação para construção de novas creches até 30 de maio
- 3Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 4Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 5Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025