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EDUCAÇÃO

Redução no número de alunos nas escolas nos distritos provoca impasse na organização da rede para o próximo ano

O número de alunos por sala de aula, nos distritos tem reduzido ano a ano. Segundo informação da Secretaria de Educação esta situação está conjugada a diversas questões sociais. Uma delas é confirmada pelo Censo realizado pelo IBGE que é a queda nos índices de natalidade. A estimativa de ingresso no pré I em São Luiz, São Pedro e Duque de Caxias é de cinco crianças em cada escola, enquanto que em Dois Irmãos a estimativa é de apenas uma criança. Se a estimativa se confirmar a problemática terá reflexo nas séries seguintes. Conjugado a esta questão está à inclusão do 5° ano, no ensino fundamental, aumentando a demanda de professores para atender a estes grupos.

29/11/2010 - 07:34


A diretora do departamento de Ensino, Janice Salvador explica que a Secretaria precisa pensar na operacionalização da rede de modo satisfatório, por isso tem discutido com as comunidades as possíveis alternativas.

“Nós propusemos inicialmente uma reorganização na rede de atendimento das escolas dos distritos. Pensamos em reagrupar as escolas distribuindo escolas das redes Municipal, Estadual em Distritos diferentes. Esta foi uma decisão que desagradou as comunidades. O Prefeito e a Secretaria de Educação foram procurados para que esta situação fosse revista e de fato foi. Num segundo momento na continuidade das discussões e preocupados com o número baixo de alunos nas escolas propusemos a formação de turmas bi seriadas”.

Janice avalia que turmas muito pequenas geram prejuízo para o desenvolvimento das crianças. “Temos turmas com cinco alunos, seis alunos, dois alunos e uma turma com um aluno. E como o atendimento com poucos alunos gera um prejuízo para os alunos trabalhamos com a perspectiva de que é no diálogo destes alunos, na resolução de problemáticas, defrontar-se com os limites dos outros que estes sujeitos aprendem, portanto números pequenos não são favoráveis a isso. Então propusemos uma união de turmas, formando turmas bi seriadas para prover um número maior de alunos em sala, adequando a estrutura de atendimento nas escolas. O que significa hoje ter um diretor, coordenador pedagógico, psicopedagoga, um secretário e o professor para cada grupo de alunos. Esta é uma estrutura importante para a escola, para o atendimento das crianças, mas que é difícil de ser mantida em uma escola com o número reduzido de alunos, avalia”.

Combinação de outros fatores

A diretora de departamento de Ensino afirma que este impasse precisa ser resolvido já para o próximo ano letivo. Janice explica os próximos encaminhamentos.

“Vamos prosseguir na discussão, precisamos amadurecer estas ideias. Estamos produzindo planilhas e apresentando as comunidades estes números. Temos uma problemática no ano que vem que é o 5º ano. Isto implica que tenhamos espaço físico disponível e mais professores nas escolas. Teremos que considerar o que significa para nós o 5º ano e considerar a manutenção dos números de professores nas escolas rurais e trabalhar para que tenhamos estes números nas escolas, do contrário voltaremos às comunidades para rediscutir este assunto”.

“Número reduzido de alunos, por si só, não é garantia de bons índices de aproveitamento”

Janice comenta que as crianças nas escolas nos distritos, no geral, são mais tranqüilas por diversos fatores. “São crianças, no geral, mais tranquilas, de um trato mais fácil. Tanto que as situações de violência e de indisciplinas elas são muito reduzidas nas escolas dos distritos em relação as escolas da cidade. Este é um aspecto que já favoreceria que tivéssemos um número maior de alunos nas salas de aulas, porque o professor consegue conciliar isso com mais tranquilidade. Nós entendemos que um número reduzido de crianças nas salas de aulas é algo impraticável, não se desenvolve um processo de ensino, de desenvolvimento de um currículo que hoje prima por uma atividade em grupo”.

Janice adverte que se o número de alunos fosse algo que por si só representasse facilidade no processo de ensino, não teríamos um índice alto de reprovações em turmas pequenas. “O aproveitamento está relacionado há uma série de outros fatores: processo de formação do professor, a estrutura da escola, concepção que o professor tem do ensino. É preciso que as comunidades se sensibilizem para isso, que percebem que a Secretaria de Educação precisa pensar a questão em sua totalidade e não localizada. Várias escolas com número tão pequenos de turmas funcionando em dois turnos requerem uma estrutura que acaba sobrecarregando o quadro global dos professores”.

Você acompanha a entrevista completa com a diretora do departamento de Ensino, Janice Salvador em vídeo.

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