No entanto, ele lembrou que geralmente no mês de janeiro acontece a inversão deste cenário. “Em janeiro, há a compra de material escolar, retorno das férias, pagamentos de impostos, entre outras dívidas. Diante disso, muitas pessoas não possuem um planejamento orçamentário e acabam entrando na inadimplência”.
O diretor de informações cadastrais destacou que a maioria dos associados utiliza do SCPC, porém ainda há empresários de bairros que não possuem esta política. “Eles adotam aquela velha ação da caderneta que anota o nome da pessoa e o valor da dívida. Agora se referindo ao comércio central está prática não acontece mais”.
Consultas
Com relação ao aumento do número de consultas no SCPC, Machado justificou que se deve ao trabalho de conscientização de crédito desenvolvido pela equipe da Acit com os associados. “A equipe incentiva que os associados adotem políticas de crédito. Algumas vezes, temos o índice de inadimplência alto devido vários empresários não adotarem nenhuma prática de crédito no momento da venda prazo. Consequentemente, em muitas ocasiões, os vendedores atendem pessoas com restrições e, assim, com incapacidade de pagamento”.
Machado salientou que o trabalho de conscientização constitui: o incentivo de realizar a consulta ao SCPC; como fazer esta consulta corretamente e analisar os seus dados. “Além de fazer novos cadastros que incluam as pessoas inadimplentes. Isto tem feito que a inadimplência diminua em Toledo”.
O diretor de informações cadastrais explicou que a diminuição da inadimplência em Toledo iniciou a dois anos a partir destas políticas. “Outro fator é que ao longo dos anos a cidade cresceu, mudou o perfil do cliente e tornou-se uma das cidades pólo da região. Com isso, os empresários tiveram que proteger o seu empreendimento”.
Negociação
Para as pessoas que estão com o nome no SCPC e não sabem quem a negativou, Machado sugere que procurem a Acit e peçam um extrato ou certidão de nagativação. “A Acit vai informar qual empresa possui restrição. Mediante esta informação, o inadimplente deve procurar a empresa em que é devedora e entrar em negociação da dívida, pois os empresários estão dispostos a negociar”.
GERAL
Aumenta aproximadamente 20% o número de consultas no SCPC em 2011
Em 2011, as três empresas que mais incluíram nomes no Serviço Central de Proteção de Crédito (SCPC) pertencem ao setor de vestuário e calçados. No ano passado, as empresas de Toledo realizaram 686.534 consultas, em média 20% a mais que 2010, quando totalizou 543.906 consultas. Em 2011, o SCPC registrou 38.559 exclusões e 36.389 inclusões. Somente no mês de dezembro do ano passado houve 4.120 exclusões e 3.509 inclusões no SCPC. Para o diretor de informações cadastrais da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Claudenir Machado, o número de exclusão em dezembro é algo prevísivel, pois muitas pessoas utilizam o décimo terceiro salário para quitarem as dívidas.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


