“Material abusivo é todo aquele que não tem conexão com a atividade pedagógica”. Ele informa que a escola pode até pedir papel higiênico, por exemplo, desde que seja destinado a algum exercício educativo. É obrigação da escola informar em qual atividades de ensino o produto será usado.
A medida que a servidora pública Rosana Brandão, 46 anos, encontrou para economizar na compra de materiais escolares da filha foi optar por produtos mais baratos. “A lista da minha filha não está abusiva, e a escola devolve os materiais que sobram ao final do ano. Para economizar, costumo comprar tudo do mais barato e aproveito o que ela tem do ano passado”, disse. A mãe conta que já teve contato com escola que pedia tudo, inclusive produto de limpeza, mas ela simplesmente não comprava.
Ao contrário de Rosana, a dentista Alaíse Vasconcelos, 40 anos, pesquisa bastante antes de efetuar a compra. “Costumo ir a várias papelarias. Achei a lista bastante resumida. Apesar de a escola ser particular e grande.”
O vice-diretor do Procon orienta que, mesmo em caso de produtos lícitos, o consumidor pode negociar com a instituição. “Se não estiver em condições de pagar, ele pode pedir para fornecer o material no decorrer do ano”, disse. Caso o problema não se resolva, ele pode acionar o Procon, que poderá aplicar as sanções necessárias.
Da Agência Brasil
GERAL
Pais devem ficar atentos a itens abusivos em listas de materiais escolares, orienta Procon
Neste mês, um dos maiores desafios para pais de alunos de escolas públicas e particulares é a compra dos materiais escolares. Na busca pelo menor preço e pela melhor condição de pagamento, é preciso ter cautela quanto aos itens da lista que podem ser abusivos, em alguns casos. O alerta é do vice-diretor do Procon, Luis Cláudio da Costa.
Mais lidas
- 1Nova sede da Delegacia da Mulher é inaugurada em Toledo
- 2Após casos de sarampo, Ministério da Saúde recomenda vacinar bebês
- 3Embaixada Solidária lança campanha para arrecadar donativos às vítimas da tragédia na Venezuela
- 4Sicredi e Visa levam ação social para cerca de 40 cidades, com objetivo de beneficiar 6,4 mil crianças e adolescentes por meio do esporte
- 5UFFS entrega rotulagem nutricional para agricultores familiares de Capitão Leônidas Marques
Últimas notícias
- 1Multipet aposta em qualificação para sustentar expansão internacional e ampliar oportunidades em Toledo
- 2Saúde, inclusão social e gestão de resíduos: projeto integrado vai beneficiar 1,2 milhão de pessoas no Oeste do Paraná
- 3Aeroporto de Toledo inicia instalação da nova Estação Meteorológica de Superfície
- 4Embaixada Solidária lança campanha para arrecadar donativos às vítimas da tragédia na Venezuela
- 5Sicredi e Visa levam ação social para cerca de 40 cidades, com objetivo de beneficiar 6,4 mil crianças e adolescentes por meio do esporte



