Uma multidão compareceu ao velório para dar adeus ao médico na cripta da Catedral Cristo Rei. O enterro acontece na terça-feira.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, declarou através de um decreto, luto oficial reconhecendo a grande interferência de Rocha na história pública e social de Toledo. “Ivo honrou em vida a nossa nação e teve uma ampla contribuição em nossa sociedade. Foi um homem público dedicado a coletividade e isso o fez marcante em nossa história”, declarou Schiavinato.
Jose Carlos lembrou que o médico recentemente foi lembrado em uma obra que fez homenagem aos ex-pracinhas de Toledo. “Na inauguração da Praça do Expedicionário, no jardim Gisele, tivemos a honra de contar com os ex-combatentes e entre eles estava Ivo Rocha. Pessoas assim precisam do nosso reconhecimento”, disse o prefeito, lembrando que Ivo era o único entre os homenageados que integrou a Força Aérea Brasileira (FAB), sendo os demais da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Na ocasião da homenagem, o médico emocionado relatou suas experiências como sargento rádio telegrafista de bordo da FAB.
História - O médico nasceu em Rebouças (PR), em 20 de setembro de 1925. Na juventude, estudou na Escola Brasileira em Curitiba (PR), preparando-se para ingressar na Aeronáutica, tendo alcançado este objetivo em 1944. Já como militar da Força Aérea Brasileira, participou durante a Segunda Guerra Mundial, da Campanha do Atlântico Sul no patrulhamento aéreo da costa brasileira na função de Rádio Telegrafista de Vôo (RTVO).
Casou-se com Rosa Maria Zeni em 05 de junho de 1948. Teve quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos.
Medicina - Deixou a FAB 1951, para se dedicar aos estudos visando cursar medicina. Em 1953, ingressou na Universidade Federal do Paraná (UTFPR), formando-se médico em 1958. Naquele ano, entre uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para qual havia sido contemplado, e vir trabalhar em Toledo, no entanto optou por Toledo. Deixou a capital do Estado aqui fixou residência com a esposa e filhos.
Mais tarde, coube ao médico a responsabilidade de gerir toda a construção do atual Centro Hospitalar do Oeste (HCO) Ele assumiu a diretoria administrativa em 1960, local onde o médico teve uma grande participação.
Por Edna Nunes
GERAL
Toledo declara luto oficial pela morte de Ivo Rocha
Após uma longa luta contra uma enfermidade, José Ivo Alves da Rocha, faleceu na manhã desta segunda-feira, 9. Além do exercício da medicina, participou ativamente da vida pública do município. Rocha foi eleito vereador por quatro anos e neste mesmo período foi Presidente da Câmara por quatro vezes. Exerceu o mandato de Deputado Estadual por 2 anos e foi o 1º vice-prefeito de Toledo. Rocha também assumiu de forma interina a prefeitura de Toledo. Em novembro de 2006, foi declarado cidadão honorário do município pela Câmara de Vereadores.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
- 5Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor