1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Toledo declara luto oficial pela morte de Ivo Rocha

Após uma longa luta contra uma enfermidade, José Ivo Alves da Rocha, faleceu na manhã desta segunda-feira, 9. Além do exercício da medicina, participou ativamente da vida pública do município. Rocha foi eleito vereador por quatro anos e neste mesmo período foi Presidente da Câmara por quatro vezes. Exerceu o mandato de Deputado Estadual por 2 anos e foi o 1º vice-prefeito de Toledo. Rocha também assumiu de forma interina a prefeitura de Toledo. Em novembro de 2006, foi declarado cidadão honorário do município pela Câmara de Vereadores.

09/01/2012 - 16:45


Uma multidão compareceu ao velório para dar adeus ao médico na cripta da Catedral Cristo Rei. O enterro acontece na terça-feira.
O prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, declarou através de um decreto, luto oficial reconhecendo a grande interferência de Rocha na história pública e social de Toledo. “Ivo honrou em vida a nossa nação e teve uma ampla contribuição em nossa sociedade. Foi um homem público dedicado a coletividade e isso o fez marcante em nossa história”, declarou Schiavinato.
Jose Carlos lembrou que o médico recentemente foi lembrado em uma obra que fez homenagem aos ex-pracinhas de Toledo. “Na inauguração da Praça do Expedicionário, no jardim Gisele, tivemos a honra de contar com os ex-combatentes e entre eles estava Ivo Rocha. Pessoas assim precisam do nosso reconhecimento”, disse o prefeito, lembrando que Ivo era o único entre os homenageados que integrou a Força Aérea Brasileira (FAB), sendo os demais da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
Na ocasião da homenagem, o médico emocionado relatou suas experiências como sargento rádio telegrafista de bordo da FAB. 

História - O médico nasceu em Rebouças (PR), em 20 de setembro de 1925. Na juventude, estudou na Escola Brasileira em Curitiba (PR), preparando-se para ingressar na Aeronáutica, tendo alcançado este objetivo em 1944. Já como militar da Força Aérea Brasileira, participou durante a Segunda Guerra Mundial, da Campanha do Atlântico Sul no patrulhamento aéreo da costa brasileira na função de Rádio Telegrafista de Vôo (RTVO).
Casou-se com Rosa Maria Zeni em 05 de junho de 1948. Teve quatro filhos, 11 netos e quatro bisnetos.
Medicina - Deixou a FAB 1951, para se dedicar aos estudos visando cursar medicina. Em 1953, ingressou na Universidade Federal do Paraná (UTFPR), formando-se médico em 1958. Naquele ano, entre uma bolsa de estudos nos Estados Unidos para qual havia sido contemplado, e vir trabalhar em Toledo, no entanto optou por Toledo. Deixou a capital do Estado aqui fixou residência com a esposa e filhos.
Mais tarde, coube ao médico a responsabilidade de gerir toda a construção do atual Centro Hospitalar do Oeste (HCO) Ele assumiu a diretoria administrativa em 1960, local onde o médico teve uma grande participação.

Por Edna Nunes

Sem nome %281144 x 250 px%29