Em razão dessas informações, o Procon/PR orienta que em hipótese alguma deve haver qualquer tipo de pagamento diretamente ao profissional por parte do consumidor, cuja única obrigação é pagar pontualmente sua mensalidade. “A conduta adotada pelo representante da cooperativa, além de contrariar o Código de Defesa do Consumidor, é absolutamente antiética”, avalia Cila de Fátima Mendes, advogada responsável pela Divisão Jurídica do órgão.
O Procon/PR orienta ainda que os consumidores que eventualmente forem cobrados em algum valor extra deverão procurar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor, além de efetuar denúncia na Agência Nacional de Saúde (ANS).
“É obrigação da operadora disponibilizar médicos para atendimento aos consumidores. Qualquer discussão entre planos de saúde e profissionais não pode trazer prejuízos para o consumidor”, afirma Cila.
Da AE Notícias
GERAL
Procon orienta sobre cardiologistas descredenciados de planos de saúde
Consumidores têm procurado o Procon/PR em razão da ameaça feita pelo presidente da Cooperativa dos Cirurgiões Cardiovasculares do Paraná quanto ao suposto descredenciamento da maioria dos profissionais que atendem por planos de saúde. Ele também estaria indicando, conforme informações recebidas, que os consumidores devem efetuar o pagamento diretamente ao profissional de saúde e apresentar a conta para as operadoras.
Mais lidas
- 1Brasil atinge novo recorde com 350 milhões de toneladas de grãos
- 2Mostra e Festival de Circo terá exposição e contação de história nesta quinta
- 3Toledo avança para implantação de Observatório de Indicadores Econômicos e Sociais
- 4Jd. Europa recebe início de força-tarefa contra despejo irregular de resíduos
- 5Caça e Pesca já vive atmosfera da 52ª Festa Nacional do Porco no Rolete
Últimas notícias
- 1“Setembro Amarelo 2025 – Movimento pela Vida” está com inscrições abertas
- 2Filme O Agente Secreto será o representante brasileiro no Oscar 2026
- 3ABETTOL inicia preparação para nova competição
- 4Brasil lamenta morte de seu maior instrumentista, Hermeto Pascoal
- 5Inteligência artificial ameaça aprendizado da escrita, alerta autor