Bombardelli salientou que o pai é um agente fiscalizador do ensino. “Ele deve ter conhecimento sobre a forma de ensino que o seu filho vai ter durante o ano; como serão discutidas as temáticas e assuntos importantes para o crescimento educacional do jovem”.
Aproximadamente 40 mil alunos compõem o NRE de Toledo, deste número em média 15 mil pertence à sede. No entanto, Bombardelli destacou que o número de alunos em alguns municípios pode diminuir neste ano. “A estatística de matrícula ainda está sendo concluída, mas segundo informações extra-oficiais sabemos que algumas salas terão entre 30 a 70 alunos a menos que no ano passado”.
Ele justificou que a possível diminuição de matrículas nas escolas pode estar relacionada com a diminuição do número de filhos nas famílias. Para Bombardelli, este menor número de alunos pode influenciar de forma positiva na qualidade do ensino, porém pode diminuir a contratação de professores. “A diminuição de aluno faz com que tenha a escola tenha estrutura para implantar o ensino em tempo integral e manter a contratação de professores. No NRE, o Município de São Pedro do Iguaçu demonstrou o interesse e algumas escolas de Toledo estudam a possibilidade. O tempo integral traz mais tranquilidade as famílais e melhora a qualidade de ensino”.
Diretores
Novos diretores assumiram o cargo neste ano. No NRE 91 escolas realizaram as eleições no ano passado. Sendo que apenas o Colégio de Nova Santa Rosa não realizou o pleito. De 91 diretores, 30 são renovação. “Um terço é novo e os demais foram reeleitos. O grupo vai participar de um curso de gestão no mês de março. Eles vão entender o funcionamento da escola, a burocracia, enfim”.
EDUCAÇÃO
Pais participam da semana pedagógica da rede de ensino estadual em fevereiro
Os educadores do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo iniciam suas atividades no dia 1º de fevereiro. No dia seguinte (02), 03, 06 e 07, os professores participam da Semana Pedagógica. Na programação, a discussão de temáticas como: diversidade; inclusão social; educação profissionalizante e de jovens e adultos; educação escolar; ensino integral e atividades complementares de contraturno. No entanto, neste ano, segundo o assistente técnico do NRE, Ildo Bombardelli, a novidade é a participação dos pais na semana pegógica. Bombardelli explicou que os responsáveis devem conhecer o trabalho que será desenvolvido com o seu filho durante o ano letivo. Ele ainda afirmou que também é uma forma de aproximar a família da escola.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025