O percentual de internos que não retornaram da liberdade temporária neste ano foi de 5,2%, menos que no ano anterior, quando 5,8% dos presos não voltaram voluntariamente às respectivas unidades, conforme explicou Maurício Kuehne, diretor-geral do Departamento Penitenciário do Paraná - Depen. Em dezembro de 2010, ganharam liberdade temporária 2.444 presos e 143 deles não retornam às unidades penais.
Os presos cuja liberdade foi autorizada pelo Poder Judiciário são detentos de 14 unidades penais. “Três delas registraram taxa zero de fuga. Retornam todos os 114 presos da Penitenciária Industrial de Cascavel, os 21 da Casa de Custódia de Londrina e os 17 da Casa de Custódia de Maringá”, afirma Kuehne.
As liberações variaram de 3 a 12 dias, de acordo com a situação de cada detento, e iniciaram entre os dias 22 e 30 de dezembro. A partir desta quarta-feira (11), cada diretor de estabelecimento penal informará oficialmente os nomes dos presos foragidos ao respectivo juiz, que tomará as providência. “O mais comum nesses casos que é seja expedido novo mandado de prisão”, reitera o diretor do Depen.
Da AE Notícias
Índice de evasão de presos em liberdade temporária fica em 5,2%
A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná informou, ontem (10), que 2.302 dos 2.429 presos do regime semiaberto, que ganharam liberdade temporária para as festas de fim de ano, retornaram aos respectivos estabelecimentos penais. Até o fim da tarde de segunda-feira (09), prazo final dado pela Justiça para o retorno dos presos, 127 deles não retornaram e são considerados foragidos. Neste número, ainda não estão incluídos os que reincidiram no crime e foram detidos pela polícia ou aqueles que morreram durante esse período.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola


