Segundo o ministério, que já desenvolveu o projeto em 12 estados, 70% dos atendimentos são resolvidos localmente, sem a necessidade de encaminhamento de pacientes para os grandes centros.
De acordo com a diretora da Escola de Saúde Pública, Regina Gil, o uso desse recurso tecnológico também ajuda a garantir a fixação dos profissionais nos municípios do interior. “O Telessaúde será uma das ferramentas na implantação do Programa Mãe Paranaense”, afirma.
A primeira fase prevê a instalação de 50 pontos com internet, sendo 46 distribuídos em unidades de saúde da macrorregional de Curitiba e outros quatro pontos em universidades – UFPR (Curitiba), Unioeste (Cascavel), UEL (Londrina) e UEM (Maringá). Professores e gestores ficarão responsáveis por responder as questões enviadas por e-mail pelos profissionais.
Participaram da pré-aprovação do projeto de implantação do Telessaúde, em setembro de 2011, representantes das universidades, do Conselho Estadual de Saúde, das superintendências e das regionais de saúde e municípios em que os pontos serão instalados.
Da AE Notícias
SAÚDE
Profissionais da saúde poderão tirar dúvidas pela internet
O Paraná implantará neste ano o Telessaúde, projeto voltado para a orientação, via internet, de profissionais do programa Estratégia Saúde da Família que tenham dúvidas clínicas ou desejam uma segunda opinião. Os recursos para a instalação, da ordem de R$ 3,5 milhões, virão do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 3.084 de 23 de dezembro de 2011. Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais também implantarão o Telessaúde em 2012.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



