Segundo o ministério, que já desenvolveu o projeto em 12 estados, 70% dos atendimentos são resolvidos localmente, sem a necessidade de encaminhamento de pacientes para os grandes centros.
De acordo com a diretora da Escola de Saúde Pública, Regina Gil, o uso desse recurso tecnológico também ajuda a garantir a fixação dos profissionais nos municípios do interior. “O Telessaúde será uma das ferramentas na implantação do Programa Mãe Paranaense”, afirma.
A primeira fase prevê a instalação de 50 pontos com internet, sendo 46 distribuídos em unidades de saúde da macrorregional de Curitiba e outros quatro pontos em universidades – UFPR (Curitiba), Unioeste (Cascavel), UEL (Londrina) e UEM (Maringá). Professores e gestores ficarão responsáveis por responder as questões enviadas por e-mail pelos profissionais.
Participaram da pré-aprovação do projeto de implantação do Telessaúde, em setembro de 2011, representantes das universidades, do Conselho Estadual de Saúde, das superintendências e das regionais de saúde e municípios em que os pontos serão instalados.
Da AE Notícias
SAÚDE
Profissionais da saúde poderão tirar dúvidas pela internet
O Paraná implantará neste ano o Telessaúde, projeto voltado para a orientação, via internet, de profissionais do programa Estratégia Saúde da Família que tenham dúvidas clínicas ou desejam uma segunda opinião. Os recursos para a instalação, da ordem de R$ 3,5 milhões, virão do Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 3.084 de 23 de dezembro de 2011. Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais também implantarão o Telessaúde em 2012.
Mais lidas
- 1Defensoria Pública e Assistência Social promovem “Concilia Paraná” em Toledo
- 2Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 3Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 4Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre alfabetização e Educação Infantil
- 5Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



