Usado no Brasil para o combate ao fungo pinta-preta, comum nos laranjais, o uso da substância é proibido em produtos cítricos nos Estados Unidos. Apesar de a FDA dizer que os níveis de carbendazim detectados não eram nocivos à saúde e que não pretendia recolher os produtos brasileiros, informou que intensificaria os testes e bloquearia todos os carregamentos que apresentassem altas quantias do fungicida.
“O que os americanos estão dizendo da laranja brasileira é a mesma coisa que os russos dizem da carne brasileira”, comparou Mendes Ribeiro, ao comentar a situação ao imbróglio com a Rússia que tem regras próprias para a exportação de carne, em detrimento do regulamento internacional, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
O anúncio do FDA gerou o temor de que as vendas do suco de laranja nacional possam ser prejudicadas para seu maior comprador, que importa quase 200 mil toneladas do produto brasileiro por ano, rendendo mais de R$ 600 milhões aos exportadores nacionais. A notícia também fez com que os preços do suco de laranja subissem cerca de 10% na bolsa de mercados futuros de Nova York.
“Nossos técnicos já estão conversando para mostrar que a nossa condição é extremamente normal e não temos nenhum problema para ser comercializado nosso suco de laranja”, completou Mendes Ribeiro.
Da Agência Brasil
PECUÁRIA
Ministro diz que suco de laranja brasileiro não tem problema para ser exportado para os Estados Unidos
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, disse ontem (11) que o suco de laranja brasileiro não apresenta nenhum problema para ser exportado. A afirmação foi uma resposta ao anúncio da Agência Americana de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) de que uma empresa americana detectou baixas quantidades do fungicida carbendazim no produto comprado do Brasil.
Mais lidas
- 1Defensoria Pública e Assistência Social promovem “Concilia Paraná” em Toledo
- 2Mutirão em Vila Nova levará cuidado integral à população idosa
- 3Prefeitura de Toledo instaura processo administrativo do Hospital Regional
- 4Coordenadores pedagógicos participam de formação sobre alfabetização e Educação Infantil
- 5Começa a 4ª Oster Toledo no Parque Ecológico Diva Paim Barth
Últimas notícias
- 1Mapa do Turismo no Campo é lançado com 13 atrativos rurais em Toledo
- 2Safra de verão da soja caminha para o fim com 82% já colhida no Paraná
- 3Escola de Pais aborda alimentação saudável em evento aberto à comunidade escolar
- 4Atendimento odontológico do Jardim Pancera será realizado na Vila Industrial durante etapa final de obra
- 5GT Tributário da ACIT avança na organização do primeiro evento de 2026 sobre Reforma Tributária



