Segundo a secretária de Saúde de Toledo, Denise Liel, o terreno já foi demarcado, iniciando a estruturação do prédio. “Os trabalhos começaram há poucos dias. Primeiro foi feito a terraplanagem. Já foi cercado o terreno e demarcado o local para levantar o prédio”, conta a secretária, apontando as expectativas para conclusão da obras em dezembro deste ano.
A UPA terá uma área construída de 1.257 m², contando também com um posto de policiamento de 8,15 m², com capacidade de até 300 atendimentos diários. Segundo Denise, o funcionamento será 24 horas, inclusive nos finais de semana, e a unidade é considerada de complexidade intermediária, com atendimentos de urgência e emergência, além dos atendimentos através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Foram investidos para a construção desta unidade, através de recursos do governo federal, aproximadamente R$ 2 milhões. Além deste montante, de acordo com a secretária de saúde, serão investidos cerca de R$ 500 mil na compra de equipamentos e materiais. “Num levantamento prévio, entre equipamentos e móveis, serão gastos cerca de meio milhão de reais. No entanto, com as licitações para compra, esse valor deve baixar”, explica Denise.
UPA II
A secretária destaca que a Unidade foi projetada e será construída para atendimentos de urgência e emergência, especialmente, com equipamentos característicos e profissionais qualificados. “A UPA poderá dar um atendimento mais rápido e qualificado à população. A Unidade também deverá servir como triagem, evitando sobrecarga nos atendimentos especializados no futuro Hospital Regional”, explica.
A UPA II deverá contar com quatro médicos - entre pediatras e clínicos gerais - além dos demais integrantes da equipe de saúde, e capacidade de internamento de 9 a 12 leitos. A estrutura física será dividida entre consultórios médicos, área para atendimento de urgência e emergência. Também terá área de recuperação e de encaminhamento para a rede hospitalar e UTI. Outro setor será para estabilização dos pacientes e área de atendimento do SAMU, entre outras estruturas, melhorando o acesso e a qualidade da sobrevida dos pacientes, conforme Denise.
Da Assessoria - Toledo
GERAL
Unidade de Pronto Atendimento começa a ser construída em Toledo
Os trabalhos para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) II de Toledo já iniciaram. A Unidade será instalada estrategicamente, na Vila Becker, em um local próximo ao futuro Hospital Regional. Sua estrutura será semelhante ao Hospital Municipal Doutor Jorge Nunes. A UPA II é fruto de uma série de contatos e trabalho da administração municipal em Brasília, junto ao Ministério da Saúde, entre outros órgãos. Localizada na Vila Becker, próximo ao campus da UTFPR e ao futuro Hospital Regional, a unidade possibilitará acesso fácil e rápido não somente pela população local, como também de municípios vizinhos.
Mais lidas
- 1Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou desde 2015
- 2Produção científica brasileira volta a crescer em 2024
- 3Ato oficializa abertura de conta da Prefeitura de Toledo no Sicredi Progresso
- 4Paraná se destaca na vacinação contra HPV e supera média nacional em 2025
- 5UEPG abre concurso para contratação de 65 professores; inscrições começam em janeiro
Últimas notícias
- 1Campanha Legal destina parte do imposto de renda para crianças, adolescentes e pessoa idosa
- 2Ciclones, tornados ou furacões: Simepar explica a diferença entre os fenômenos
- 3Férias com cuidado: o que os pais precisam saber antes de levar as crianças à piscina ou praia
- 4Cães de abrigo participam de catálogo de tintas e ganham cor própria em campanha contra o abandono de animais
- 5Cultura Viva: histórias e saberes na escola



