Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Pedido de seguro desemprego diminui 33%; aumenta número de vagas de trabalho em Toledo

As novas regras do seguro desemprego entraram em execução em agosto de 2011. Antes das mudanças das normas, a Agência do Trabalhador encaminhava em média de 580 a 600 seguros desempregos por mês. A partir de agosto este número diminuiu para cerca de 380 a 400. Isto representa uma queda de aproximadamente 33%. O diretor da Agência do Trabalhador, Jozimar Polasso, explicou que atualmente as pessoas procuram a Agência com o intuito de encontrar um novo emprego e não simplesmente para encaminharem o pedido e, posteriormente receberem o pagamento das parcelas. Polasso informou que em oito dias de trabalho neste ano 3.509 pessoas procuraram por trabalho na Agência. Deste número 85 foram inseridas no mercado de trabalho. Em 2011, a Agência inseriu 214 em todo o mês de janeiro. Por dia, a Agência do Trabalhador está oferecendo em média 43 vagas. Em 2011 – no mesmo período – em torno de 30 vagas estiveram disponíveis por dia.

12/01/2012 - 18:30


O diretor da Agência do Trabalhador, Jozimar Polasso, afirmou que as primeiras semanas deste mês estão superando a expectativa da equipe em comparação com 2011. Polasso acrescentou que a procura da população por novas oportunidades também está acima do previsto em relação aos anos anteriores.
De acordo com Polasso, as principais vagas disponíveis na Agência pertendem a área operacional, ou seja, linha de produção. “Mas temos atualmente vagas em diversos setores desde zeladora até as vagas que exigem ensino superior ou uma qualificação mais específica. Atualmente, a Agência possui em torno de 680 vagas disponíveis em diversos setores. Contudo, a maior dificuldade da Agência é no preenchimento de vagas nas áreas da construção civil e confecções. A demanda está grande, porém não há pessoas capacitadas para preenchê-las”.
O diretor da Agência do Trabalhador de Toledo lembrou que devido o grande número de vagas disponíveis, a população está optando por atuar no Município. Um exemplo citado por ele é a colheita da maçã em Santa Catarina. “Em anos anteriores aproximadamente 30 pessoas faziam a colheita em Santa Catarina. Em 2012, o número reduziu para 15”.
Uma situação semelhante acontece com o pedido de seguro desemprego, Polasso disse que as pessoas estão encaminhando o pedido por precaução, mas o objetivo principal é conseguir um novo emprego. “E estamos encaminhando estas pessoas para novos trabalhos. A primeira semana - após a aplicação do novo sistema - foi complicada, pois as pessoas estavam desinformadas e tivemos alguns problemas. No entanto, a Agência ainda é privilegiada, porque os munícipes são educados e estão aceitando as oportunidades”.
Qualificação
Uma preocupação da equipe da Agência do Trabalhador citada por Polasso é a falta de qualificação da população. “Enfrentamos algumas dificuldades para inserir algumas pessoas no mercado de trabalho devido à falta de qualificação profissional, mas ao negociarmos o preenchimento de vagas com o empregador solicitamos que eles sejam mais acessíveis e que dêem a oportunidade”. Polasso salientou que as pessoas devem buscar a qualificação na área que querem atuar para então assumir a vaga.
Polasso relatou que neste ano, a Agência pretende promover o 3º Seminário da Empregabilidade. No primeiro ano, conforme Polasso, aproximadamente 570 pessoas participaram do evento. “No Seminário trazemos palestrantes que falam sobre a empregabilidade atual; o mercado do trabalho; como se comportar durante uma entrevista; como formatar um currículo e as tendências do mercado de trabalho. Neste ano, o Seminário deve acontecer em maio, diferente dos anos anteriores que foi em outubro. O motivo é atingir um público maior”.

Sem nome %281144 x 250 px%29