O assunto é o mesmo: pedido de auxílio financeiro para amenizar o drama da estiagem que comprometeu as lavouras da região e uma maior dilatação de dívidas agrícolas, que seja maior que os seis meses oferecidos pela presidente Dilma Rousseff.
O encontro contou com a participação de 41 prefeitos, prefeitas, vices e secretários municipais de Agricultura e do comandante da Defesa Civil da região, major Fernando Schuring, e ainda os chefes regionais da Seab (Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento) de Cascavel e Toledo, Vanderlei Campos e Marcelo Menegatti, respectivamente.
De acordo com o prefeito de Corbélia e presidente da Amop, Eliezer José Fontana, os chefes do Executivo têm pressa na distribuição – prometida pelo governo estadual – de recursos para aquisição de insumos, defensivos e sementes. Todos os municípios da região vão aderir ao decreto estadual de emergência que será assinado na próxima segunda-feira pelo governador Beto Richa.
Ao governo federal, o pedido será também em função da necessidade de perfuração de poços artesianos, especialmente nas regiões lindeiras aos lagos de Itaipu e Salto Caxias, onde o drama da falta de água é sentido com mais intensidade. “A presidente Dilma Rousseff prometeu dilatar o prazo de pagamento das dívidas agrícolas para junho, porém os prefeitos entendem que o período é curto e a dilatação precisa ser maior, pelo menos até a colheita da próxima safra”, diz Eliezer. “Sem recursos para plantar, o produtor sofre com a inadimplência, que tem um efeito cascata sobre toda a economia e isso ninguém quer”, afirma o prefeito de Toledo e segundo vice-presidente da Amop, José Carlos Schiavinato.
Da Assessoria
PECUÁRIA
Prefeitos pedem mais prazo ao pagamento de dívidas e auxílio financeiro emergencial
Reunidos nesta sexta-feira (13) na sede da Amop em Cascavel, prefeitos da região Oeste do Paraná decidiram se dividir em duas caravanas que partirão nesta segunda-feira (16), uma com destino à capital federal Brasília e outra a Curitiba. Na primeira, o grupo terá audiência com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann e na segunda com o governador Beto Richa.
Mais lidas
- 1Primeira Conferência Municipal de Igualdade Racial de Toledo reúne lideranças e fortalece políticas públicas
- 2FLIT traz escritora reconhecida na literatura brasileira para roda de conversa
- 3Documentário “Vai, vai ter alegria...Vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural
- 4Estudantes do ensino médio vão representar o Brasil em Olimpíadas de Astronomia e Astrofísica
- 5Saúde faz alerta aos municípios sobre vacinação e diagnóstico contra doença meningocócica
Últimas notícias
- 1Agência lançará “Diagnóstico Territorial Trabalho, Emprego e Renda”
- 2Uma semana que atravessou a cozinha, a arte e a política: migrantes protagonizam jornada histórica em Toledo
- 3Vídeo da Escola São Luiz concorre em concurso do Convênio Linha Ecológica
- 4Prefeitura de Toledo alerta sobre golpe de falsos agentes de saúde
- 5Defesa Civil interdita rua no Jardim Gisela após buraco no asfalto