O governador do Paraná, Beto Richa, deve assinar nos próximos dias decreto coletivo de situação de emergência por causa da seca que prejudica a população em grande parte do estado. Atualmente quatro municípios já homologaram o decreto e 84 cidades estão sob monitoramento constante da Defesa Civil.
No Rio Grande do Sul, o estado mais afetado pela falta de chuva, 238 municípios declararam estado de emergência. O governador Tarso Genro visitará neste fim de semana as regiões do estado mais atingidas pela estiagem para avaliar as medidas que devem ser adotadas.
Em Santa Catarina, o número de municípios em estado de atenção subiu para 78. As perdas com a seca em Santa Catarina somam até o momento R$ 440 milhões, de acordo com estimativa do governo. A lavoura de milho é a mais prejudicada pela falta de chuva. As produções de soja, feijão, leite, frutas e hortaliças e a pecuária também foram afetadas. A Defesa Civil do informou que chove desde ontem (12) em Capecó, uma das cidades mais afetadas pela estiagem.
Neste fim de semana, os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, devem visitar as regiões atingidas pela seca. A expectativa é que, durante a visita, novas medidas sejam anunciadas para o combate à estiagem.
Da Agência Brasil
GERAL
Chuvas previstas para a Região Sul não devem resolver problemas da longa estiagem
Aos poucos a chuva volta à Região Sul, mas ela não será suficiente para amenizar os esfeitos da estiagem que há quatro meses atinge os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e de Santa Catarina, conforme o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). O órgão prevê mais chuva para sábado (14) e domingo (15), porém de forma isolada.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo



