A nutricionista, Francielle Anschau, disse que durante os lanches ou após as refeições, as pessoas precisam dar preferência as frutas. “A melancia, o abacaxi e a laranja são frutas que possuem bastante líquidos. Assim, faz com que tenhamos a sensação de frescor. Os sucos de frutas são uma opção, desde que sejam naturais e não ricos em açúcar”.
A profissional que recomenda que nesta época do ano sejam evitadas comidas pesadas. “É preciso reduzir o consumo de carboidratos; alimentos quentes como feijoada, macarronada entre outros. Nós devemos comê-las, porém em quantidade menor”.
Com relação as carnes, Francielle afirmou que elas podem ser consumidas, porém sem exageros. “O ideal seria consumir uma porção de aproximadamente 100g, o que equivale um pedaço médio de bife no almoço. Outro fator que deve ser observado é a gordura. As pessoas devem dar preferência para carnes magras ou retirar a gordura no momento do preparo.”.
Quantidade
A nutricionista afirmou que o principal pecado realizado pelas pessoas durante a dieta ou quando viajam é aumentar o consumo de alimentos. “Você acaba visitando algum parente e ele te oferece comida o dia inteiro ou vai para a praia e exagera nas quantidades, come camarão, porções, beliscos ao longo do dia. É possível fazer dieta, mas desde que tenha controle disso. Não é que não posso consumir, mas se você vai comer uma porção não exagere. Não pegue três ou quatro porções iguais na mesma hora ou dia”.
Ela ainda comentou que se for mantida a frequência de horário da alimentação de três em três horas, a pessoa terá menos fome e, consequentemente vai comer menos. “Tentar manter este padrão de três em três horas. Não deixar de fazer o café da manhã, pois ela é a principal refeição do dia. Fazer um lanche pela manhã pode ser uma fruta ou algo leve. Se não tiver opção da fruta, comer uma bolacha ou tomar um suco. Nos lanches da tarde mais leves e na janta não ter os exageros”.
A nutricionista relatou que durante as férias as pessoas têm muitos compromissos noturnos e acabam comendo mais. Diante disso, é recomendável que se faça um lanche antes de ir para o compromisso. “Coma algo pelas 15h e antes de sair coma um biscoito ou fruta, coma um sanduíche, uma cenoura ralada ou alface, isto diminuí a fome na hora da janta”.
GERAL
População deve estar atenta a alimentação e a quantidade de água ingerida durante o dia, alerta nutricinista
A chuva chegou em Toledo e nas demais regiões do Estado. Com isso, diminuíram as temperaturas. No entanto, na próxima semana o sol deve aparecer e as temperaturas devem elevar-se. Diante disso, a nutricionista, Francielle Anschau, alerta que a população deve estar atenta com as temperaturas máximas, pois o calor e a falta de água podem causar desidratação. Neste período, a profissional recomenda que as pessoas bebam muita água, pelo menos dois litros por dia. “A água mantém o organismo hidratado e evita diversas doenças de verão”. Ela salientou que para complementar, as pessoas podem consumir alguns alimentos refrescantes, no caso as frutas da época.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025