Casa de not%c3%adcias 1144x150

Decreto de situação de emergência é assinado em Cascavel

O prefeito de Cascavel em exercício Jadir de Mattos assinou neste sábado (14) o decreto de situação de emergência no município de Cascavel. O decreto já foi aceito pela Casa Civil do Paraná. Na segunda-feira (16), o decreto deve ser publicado em edital pela Prefeitura de Cascavel e então encaminhado pelo sistema à Brasília, para que seja sancionado.

14/01/2012 - 13:01


De acordo com o secretário de Ação Comunitária, José Carlos da Costa, primeiramente foi enviado o formulário Nopred (Notificação Preliminar de Desastre) para a Defesa Civil. Depois disso, o Município realizou um levantamento dos prejuízos causados pela estiagem em Cascavel, o qual contabilizou percas acima de R$ 80 milhões. Diante do dados levantados, percebeu-se a necessidade do decreto de situação de emergência.
Se o decreto for aceito, o Município poderá entrar com projetos de saneamento rural, perfuração de poços, reservatórios, abastecedouros. Além de outros benefícios ao produtor rural. “Esperamos que o decreto seja sancionado nos próximos 10 dias, para que assim os produtores possam ir atrás de seus direitos, como parcelamento de dívidas, prorrogação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e outros benefícios”, destacou o secretário de Ação Comunitária, José Carlos da Costa.
O secretário de Agricultura, João Cunha Junior, ressalta que os prejuízos na produção devem aumentar, mesmo com as chuva dos últimos dias. “Na cadeia do leite, por exemplo, a maioria do trato era silagem da safra anterior. Os produtores, com a estiagem, não tiveram tempo hábil para fazer a silagem do milho novo, assim não terão estoque para tratar as vacas leiteiras. A Secretaria de Agricultura vai realizar um acompanhamento da situação, ficaremos atentos ao problema, para atualizarmos as informações no decreto”, disse.
De acordo com os dados da coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, divulgados ontem (13), em todo o Estado, 84 municípios foram atingidos pela seca, resultando em mais de 900 mil pessoas afetadas. Alguns municípios já decretaram situação de emergência, outros preparam o pedido. O Governo do Estado deve decretar, na próxima semana, situação de emergência no Paraná, o que possibilitará mais agilidade no processo de recuperação de danos.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29