Casa de not%c3%adcias 1144x150

Destino Iguaçu desembarca na Europa

O Destino Iguaçu estará presente nas duas principais feiras de turismo no primeiro mês do ano. A estratégia de marketing “Foz-Destino do Mundo” será divulgada na Holanda e também na Espanha. É a primeira ação internacional da Gestão Integrada após as Cataratas do Iguaçu ser eleita uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza.

14/01/2012 - 13:23


A expectativa é que o contato com agentes e jornalistas de todos os continentes se traduza em novo recorde de visitação em 2012. No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu (PNI) registrou 1.394.187 visitantes de 160 países, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio)
A participação na 32ª Feira Internacional de Turismo (FITUR) em Madrid, na Espanha, ocorrerá entre os dias 18 e 22 de janeiro. A feira é estratégica para promoção do destino. O evento recebe anualmente mais de 200 mil pessoas entre profissionais do setor, imprensa e público em geral. No ano passado foi registrada a participação de 118 mil agentes, 7.600 jornalistas e 11 mil empresas.
Apesar da crise no continente, inclusive na Espanha, o País ainda se mantém na quarta posição entre os pólos emissores de turistas na Europa e o décimo para o Brasil. Aproximadamente 180 mil espanhóis conheceram os destinos brasileiros. Destes, pouco mais 30 mil visitaram as Cataratas do Iguaçu. A Espanha aparece em quarto na lista de visitação ao PNI.
Na opinião do secretário de Turismo, Felipe Gonzalez, o turismo é uma das atividades econômicas que não foi afetada pela crise na Europa. “Os espanhóis são os primeiros turistas da Europa a ocupar o ranking de visitação e continuam a vir para o Brasil. A FITUR é a primeira oportunidade para nós medirmos a repercussão do concurso da Fundação New Seven Wonders, que elegeu as Cataratas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza”, observou Gonzalez.
Ainda durante a feira, autoridades brasileiras e argentinas receberão o Prêmio Excelências Silvia Zorzanello In Memoriam 2011 pela escolha das Cataratas como uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.
“É o reconhecimento por um título inédito, conquistado graças  ao trabalho conjunto das autoridades. Tenho certeza que o prêmio proporcionará uma repercussão ainda maior a favor das Cataratas”, avaliou o secretário. 

Preferência por destinos de ecoturismo
Outra ação importante ocorrerá na 41ª edição da Vakantiebeurs. A abertura da feira, realizada em Utrecht, na Holanda, ocorre hoje. A expectativa é que o evento reúna mais de 120 mil pessoas até o dia 15.
No ano passado, a organização realizou uma pesquisa com 1.267 entrevistados. 86% dos visitantes disseram realizar duas viagens ao ano e para cidades distantes. Ainda segundo o levantamento, 41% preferem conhecer países fora da Europa e tem preferência por destinos de ecoturismo e Natureza.
“As ações de marketing serão direcionadas para Profissionais do setor, jornalistas e consumidores da região de Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo). Estes três países juntos possuem 28 milhões de habitantes e estão entre as maiores rendas per capita da União Européia”, destacou a Diretora de Relações com o Mercado, Elaine Tenerello.
Segundo o Instituto Chico Mendes, aproximadamente 13 mil turistas destes três países visitaram as Cataratas do Iguaçu no ano passado.
O Destino Iguaçu participará do evento  em um módulo no stand da EMBRATUR, em parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, Iguassu Convention Visitors e Bureau (ICVB) e Itaipu Binacional.

Assessoria Secretaria Municipal de Turismo

Sem nome %281144 x 250 px%29