Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Materias escolares fabricados com produtos recicláveis atraem atenção de consumidores

Desde o ano passado, as novidades que estão atraindo a atenção dos consumidores são o lançamento de materiais fabricados com produtos recicláveis. Em 2012, aumentaram as opções, desde a substituição da madeira por papel para fabricar o lápis preto. Outras empresas fabricam os lápis com resinas ou com madeiras reflorestáveis. Além dos cadernos, agendas, entre outros produtos formados por folhas recicláveis.

14/01/2012 - 15:33


O proprietário de uma papelaria de Toledo, Izaldir Wermuth, mais conhecido como Tile, citou o exemplo de um projeto desenvolvido por universitários. Eles realizaram uma pesquisa com alunos para saberem como seria um estojo ideal. “O resultado é aquele que poderia virar um porta lápis. Diante disso, a empresa criou o estojo tendo como matéria-prima o bagaço da cana-de-açucar. As atendentes foram orientadas para apresentarem aos clientes estes materiais para que eles conheçam as novas alternativas disponíveis no mercado e tenham uma consciência ambiental. Será que está estiagem não é por falta de árvores?”.
Novidades
A diversidade aliada à qualidade dos materiais escolares está sendo o diferencial das papelarias de Toledo há dois anos. Cadernos, lápis, giz de cera ou lápis colorido destinado para as crianças que estão ingressando no ensino são as principais novidades desde o ano passado. “As fábricas fizeram os lápis cor preto maior; o giz de cera é semelhante ao lápis, com isso, ao cair no chão não quebra com facilidade; as linhas dos cadernos são maiores e mais salientes, o que facilita a escrita para as crianças. São materiais que estão tendo boa aceitação pelos pais”.
Vendas
O movimento está crescendo gradativamente. Desde novembro do ano passado, quando algumas escolas entregaram as listas de materiais vários pais optaram de imediato pela compra. Outros estão retornando de férias – neste começo de ano – e estão fazendo as compras.
Tile afirmou que desde o ano passado as indústrias estão melhorando a qualidade e a diversidade de seus produtos. “Isto está facilitando a comecialização dos materiais. Desde setembro de 2011, as papelarias receberam os materiais e é o mesmo para este ano. O que muda são os descontos ou a realização de campanhas”.
Ele salientou que o Município – anualmente – recebe vários visitantes no período de férias e muitos deles aproveitam para comprarem os materiais escolares de seus filhos em Toledo, devido a diversidade e o custo. Tile disse que o movimento ainda está bastante osciloso, mas deve melhorar a partir do dia 20. “Agora estamos tendo manhã ou tardes de loja cheia, algumas horas de movimento, mas até o final do mês o movimento deve aumentar”.
Investimento
Com relação ao custo dos materiais, Tile afirmou que o aumento está relacionado a diversidade do material escolar, como vários modelos de personagens como Barbie, Puka, entre outros. “No entanto, alguns cadernos não tiveram aumento em seu valor”.
Conforme Tile, neste ano, a equipe da papelaria teve a ideia de lançar a campanha “Volta as aulas com sorte”. “O pai deve trazer a lista escolar e com ela a sua sorte. Nós temos uma roleta da sorte e após a compra, o pai gira uma roleta que marca a quantia do desconto que pode ser 5%, 10%, 20% ou 30%. Isto é possível devido as várias parcerias com as indústrias”.

Sem nome %281144 x 250 px%29