Essas doenças se proliferam basicamente por falta de cuidados com a higiene das mãos. Para preveni-las, a Secretaria orienta, por exemplo, a evitar compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas, talheres, copos, garrafas, latas. Principalmente, deve-se de lavar as mãos antes e depois de trocar fraldas, ao chegar da rua, andar no transporte coletivo, antes e depois de comer, beber e preparar alimentos, após ir ao banheiro, ler jornais, revistas em locais públicos, tossir ou espirrar, antes ou depois de atender pacientes e várias vezes durante o trabalho.
Outra recomendação é manter os ambientes arejados e as janelas abertas e evitar locais fechados e aglomerações. “Também é necessário observar a procedência dos alimentos, tanto nas barracas de rua quanto nos estabelecimentos”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
Meningite
Outra doença típica dessa época, que historicamente registra sensível aumento no litoral, é a meningite viral. Ela é resultante de vírus que circulam no meio ambiente e também pode ser prevenida com bons hábitos de higiene. Os sintomas da meningite viral são dor de cabeça muito forte, febre ou calafrio, dor na nuca, náuseas e vômito. Em crianças também podem ocorrer convulsões e moleiras inchadas. “Ao menor sinal de qualquer sintoma o ideal é o paciente procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa”, enfatizou a chefe do departamento de controle de agravos estratégicos, Miriam Woiski.
Da AE Notícias
GERAL
Bons hábitos de higiene previnem doenças do verão
O aparecimento de doenças como conjuntivite, varicela, alergias e intoxicação alimentar se torna mais frequente no litoral durante a temporada de verão pelo calor e grande circulação de pessoas. Monitoramento estabelecido pela Secretaria da Saúde desde o segundo semestre do ano passado registrou aumento no número de casos de doenças diarreicas. Entre novembro e dezembro, foram registrados 1.602 casos, enquanto em julho e agosto, quando foram 644.
Mais lidas
- 1Vem aí a IV mostra de Hip Hop em Toledo
- 2Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
- 3O Paraná que nasce do subsolo: ciência e tecnologia a serviço da água que bebemos
- 4Integra Unioeste começa hoje (3) com atividades em diversos espaços
- 536° Feira de Automóveis de Toledo (Feauto) será nos dias 7, 8 e 9 de novembro
Últimas notícias
- 1Crise financeira do Hospital Regional de Toledo é tema de reunião de autoridades
- 2Tempestades de sexta devem ter ventos acima de 80 km/h e chuvas superiores a 50 mm
- 3Toledo assina termo de adesão ao programa “Educação no Rumo Certo”
- 4Casa do Papai Noel e Vila de Natal começam a ser montadas na Praça Willy Barth
- 5Toledo se prepara para uma noite mágica de abertura do Natal Encantado de Toledo




