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EDUCAÇÃO

Pró-reitora de Graduação quer a democratização do conhecimento

A frente da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a professora doutora Liliam Faria Porto Borges, pretende promover a necessária formação da mão de obra que constrói a região, aliada a uma formação humanizadora e politicamente comprometida com uma perspectiva de desenvolvimento autônomo e sustentado.

17/01/2012 - 13:38


Sua perspectiva de Política Educacional é a de que o Estado tem como função garantir à sua população o acesso ao conhecimento científico e cultural e por isso defende a educação pública, gratuita, laica e de qualidade.
A pró-reitora entende que os saberes científicos e culturais implicam em humanização sendo, portanto, riquezas universais e por isso não podem ser tratadas como propriedade privada. “A Universidade pública, como espaço de formação e produção do conhecimento é espaço privilegiado de políticas garantidoras do acesso a tal riqueza”, afirma.
Liliam observa que o caminho do Ministério da Educação nos governos Lula e agora com a presidente Dilma empreende importante conjunto de políticas na ampliação do acesso ao Ensino Superior, no fortalecimento do sistema público – ampliando vagas, câmpus e criando novas universidades-, assim como garantindo contratação, disponibilizando variadas formas de bolsas de ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com a pró-reitora, inúmeros programas têm permitido que setores da classe trabalhadora – historicamente excluídas do Ensino Superior – possam acessá-lo e ampliar as condições de sua permanência. “Há uma mudança na cena histórica de elitismo das universidades, mas há ainda muitíssimo a fazer”, afirma.
Assim, ela destaca que a perspectiva da Pró-Reitoria de Graduação na gestão Paulo Sérgio Wolff/Carlos Alberto Piacenti “é de seguir acolhendo tal orientação política de ampliação do acesso e da dimensão popular da Universidade, para além de sua dimensão pública”.

Desafios
Para a pró-reitora os maiores desafios que se colocam para a Pró-Reitoria de Graduação neste início de novo ano letivo se vinculam à luta pela contratação de professores, formação continuada de seu quadro docente, estímulo à sua constante qualificação, articulação entre os cursos e centros, garantia das condições estruturais de forma crescente para os cursos.
A pró-reitora ressalta, sobretudo, a necessidade de se debruçar sobre os desafios da relação ensino-aprendizagem, por entender que essa relação entre seres humanos é a célula de todo processo educativo. “Assim, as licenciaturas terão atenção especial dessa Pró-Reitoria tanto no que se refere à formação dos professores quanto à relação com a Educação Básica de nossa região”, garante.
Outras questões apontadas como urgentes à Unioeste pela pró-reitora Liliam Borges dizem respeito à semestralização e a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio como processo seletivo. Porém, tanto essas quanto quaisquer outras questões serão decididas coletivamente. “Toda escolha de nossa gestão será resultado do livre debate e da decisão democrática da comunidade acadêmica. O caminho do acerto será a perspectiva coletiva e humanizadora das relações acadêmicas”, garante.

Quem é Liliam Borges
A pró-reitora de Graduação, Liliam Faria Porto Borges, nascida em Cajuru (São Paulo) em 1966, reside em Cascavel desde o ano de 2000. Graduada em História (bacharel e licenciada) pela Universidade de Campinas (Unicamp) desde 1990 foi professora de História na Educação Básica até 2000 e desde 1995 no Ensino Superior.
Mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp) em 2000, Liliam Borges concluiu doutorado em 2006, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSCar). É docente concursada pela Unioeste desde 2001, onde atua nos cursos de formação de professores, participando também como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS) e ainda como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Nível Mestrado.
Foi coordenadora especial do curso de licenciatura em Educação do Campo (2010 e 2011), com área de pesquisa voltada para Estado e Políticas Sociais e Educacionais, Trabalho e Educação, Educação e Movimentos Sociais, Educação do Campo, além de atuar junto aos movimentos sociais na área da Educação.

A Graduação
A Pró-Reitoria de Graduação é a instância responsável pelo planejamento, coordenação e acompanhamento do ensino nos cursos de graduação da Universidade. Essa tarefa é realizada por equipe distribuída por três diretorias e suas divisões e uma Assessoria das atividades relativas.
Os setores estão assim divididos: Assessoria de Legislação Educacional e pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos, envolvendo a Divisão de Planejamento, Matrícula e Documentação; Diretoria de Registro de Diplomas que conta com a Divisão de Registro, Diploma e Arquivo Geral; Diretoria de Ensino, composta pela Divisão de Apoio aos Cursos, pela Divisão de Projetos, Estágios, Monitoria e Acompanhamento de Alunos e ainda pela Divisão de Coordenação de Bibliotecas.

Da Assessoria

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