Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Equipe finaliza preparativos para o Projeto Rondon

A equipe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que irá participar do Projeto Rondon 2012 – Operação Babaçu, no município de Ribamar Fiquene, no Maranhão, esteve reunida na tarde de ontem (17), na Reitoria da Universidade, ultimando preparativos para viagem marcada para o próximo dia 21. A equipe, que permanece no município de Ribamar Fiquene até o dia 6 de fevereiro, tem a coordenação das professoras Helaine Maruska, do curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Cascavel e de Adriana Maria De Grandi, do curso de Agronomia do Câmpus de Marechal Cândido Rondon.

18/01/2012 - 13:20


A equipe irá atuar no Conjunto B de Ações, visando à formação de agentes multiplicadores que contribuam com o desenvolvimento do município. Serão realizadas oficinas, palestras e minicursos, entre outros trabalhos nas áreas de Comunicação, Turismo, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Muito trabalho
A coordenadora Helaine Maruska destacou entre as principais atividades a serem desenvolvidas pela equipe oficinas de empreendedorismo para mulheres que recebem benefícios da bolsa família, a fim de ampliar a geração de renda. “A utilização de bio-fertilizantes visando reduzir o uso de agrotóxico na região será outro trabalho realizado”, apontou ela.
Também serão ministradas palestras para piscicultores objetivando ampliar essa atividade na região. “Detectamos uma associação de pescadores que necessitam de conhecimento de tanque-rede”, disse a coordenadora explicando que o represamento de um rio na região provocou a diminuição de peixes, sendo necessária a criação de espécies para melhorar a produção.
Para o acadêmico Neimar Afonso Sornberger, do 5º ano do curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Cascavel, a expectativa é muito grande. “Estamos nos preparando para aplicar os conhecimentos adquiridos no curso e esta é uma ótima oportunidade para transmitir nosso aprendizado”, disse ele.
Neimar deverá ministrar oficinas para agricultores e pescadores repassando informações sobre os cuidados para evitar acidentes com os principais animais peçonhentos, como cobras, aranhas e um inseto comum na região conhecido como potó, que provoca sérias queimaduras na pele.
Outra atividade está relacionada à montagem de composteira com a transformação de lixo orgânico em adubo de boa qualidade. Um diagnóstico de todo o sistema de coleta do lixo urbano também será realizado. “Pretendemos promover o acompanhamento da produção, coleta e destinação do lixo, inclusive do lixo hospitalar”. De posse dessas informações a equipe rondonista poderá apontar alternativas para o desenvolvimento de políticas públicas que venham melhorar a vida da população.

Equipe
O grupo de alunos da Unioeste é formado por: Neimar Afonso Sornberger, de Ciências Biológicas do Câmpus de Cascavel; Angela Camila Pinto Duncke, de Química-Licenciatura de Toledo; Claudia Seffrin, de Ciências Contábeis e Tânia Judite Rodrigues da Silva, do curso de Turismo, ambos de Foz do Iguaçu; Juliana Santi Botton, de Administração e Tatiane Mateus, de Pedagogia, do Câmpus de Francisco Beltrão; e Rodrigo Cesar dos Reis Tinini e Thaísa Muriel Mioranza, dos cursos de Zootecnia e Agronomia, respectivamente, do Câmpus de Marechal Cândido Rondon.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29