Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Programa Universidade Sem Fronteiras é avaliado por participantes

Nesta terça-feira (30), foi realizado o Encontro de Avaliação Conclusiva do Programa Universidade Sem Fronteiras, na sala dos Conselhos Superiores, na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O encontrou reuniu cerca de 100 pessoas entre professores, coordenadores, bolsistas acadêmicos e recém-formados dos 40 projetos do programa, desenvolvidos pela Unioeste. Os participantes foram divididos por subprogramas: Agroecologia familiar; Apoio às licenciaturas; Apoio à saúde; Direitos sociais e Diálogos culturais e trocaram experiências sobre seus projetos. Na oportunidade, os participantes assistiram um documentário sobre o programa que foi desenvolvido pela TV Educativa.

30/11/2010 - 15:26


O pró-reitor de Extensão da Unioeste, Wilson Zonin, disse que o encontro é um momento de troca de aprendizado entre os participantes dos projetos realizados nos campus da Unioeste. Atualmente, a Universidade atua no Oeste e Sudoeste do Paraná com uma abrangência regional de 92 Municípios. “A Unioeste conseguiu impulsionar a sua extensão universitária. Conseguimos motivar a nossa comunidade de professores e estudantes a se envolver ainda mais com a comunidade da região e contribuir para atender demandas que nos foram solicitadas nas áreas citadas. São atividades que tem uma importância muito grande para que a universidade possa exercer sua responsabilidade social. Nós (educadores) das universidades podemos fazer a pesquisa e a extensão para melhorar o trabalho em sala de aula e formar um profissional do ponto de vista técnico, humano, social, cultural e ambiental”.

Desafios

Neste momento, segundo Zonin, o principal desafio é dar continuidade ao projeto e manter o apoio político das administrações. Uma Lei foi aprovada para transformar o Programa Universidade Sem Fronteiras como Programa do Estado. “É uma conquista de todos os envolvidos. Aguardamos que o Governador assine e promulgue a Lei. São 40 projetos desenvolvidos na Unioeste com a participação de 350 bolsistas e são encerrados no mês de dezembro. Em janeiro não temos ainda os editais. Há um processo de transição e há uma preocupação para que se construam os editais o mais rápido possível e podemos dar sequência ao atendimento”.

Documento

Ao término das discussões, um documento foi criado com o objetivo de dar novos direcionamentos ao Programa Universidade Sem Fronteiras. O material será apresentado aos futuros representantes do Paraná .

Sem nome %281144 x 250 px%29