Os conselheiros desta primeira gestão são: Marilene Lessa de Lima, da Cooperativa de Artesãos de Toledo; Helga Viezzer, do Clube da Poesia; Luis Alberto Costa, da Academia de Letras de Toledo, Edy Braum, da Unioste Campus Toeldo; Fabiana Pansera, da UTFPR Campus Toledo; Renato Tratch, representando as Instituições de Ensino Superior (IES); Rosangela Reche, da Secretaria da Cultura; Maria Queiroz, da Secretaria de Educação; Victor Beal Filho, da Secretaria de Comunicação Social; Ivair Santos, da Secretaria de Esportes e Lazer e Narcizo Müller, da Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo. O Conselho é composto por onze membros, sendo paritário.
Desde outubro de 2011, a cidade está integrada ao Sistema Nacional de Cultura, beneficiando e provocando o desenvolvimento cultural regional. Para se inserir no Sistema Nacional, umas das exigências é reativação do Conselho Municipal de Política Cultural, que aconteceu em dezembro do ano passado, através da lei 2081.
Dentro das normas exigidas pelo Sistema, criou-se o novo CMPC reestruturando o Conselho que existia no município, conforme explica a conselheira e secretária da Cultura de Toledo, Rosangela Reche. “O Conselho nunca foi desativado formalmente. No ano de 2009 o Ministério da Cultura criou o Sistema Nacional de Cultura, com o objetivo de formular e implantar políticas públicas, com a participação da população. Fizemos desta ação, uma iniciativa para reativar o Conselho, para dar maior gestão cultural para o município de Toledo”, conta.
Segundo Rosangela, com a reestruturação do Conselho, aderindo às exigências do Ministério da Cultura, Toledo está efetivamente inserido no Sistema Nacional. “Isso significa que estaremos diretamente ligados com o MC, no que diz respeito a uma série de ações e benefícios para cultura local. Este é o primeiro passo. Daqui pra frente os integrantes do conselho continuarão construindo a história da Cultura de Toledo”, destacou a secretária.
A partir disso, acrescenta Rosangela, o Conselho será um órgão que vai pensar nas políticas públicas de cultura, sendo participativo e deliberativo.
Rosangela finaliza esclarecendo que O Conselho é fundamentado no princípio da transparência e democratização da gestão cultural de Toledo. A primeira ação do CMPC será a criação da lei que institui o Sistema Municipal de Cultura.
Da Assessoria - Toledo
CULTURA
Toledo reativa Conselho de Política Cultural e empossa novos conselheiros
O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) retornou as atividades em Toledo. Os representantes do Conselho de Política Cultural (CMPC) foram empossados na tarde desta quinta-feira, 19. A posse foi realizada na sala de reuniões do gabinete do prefeito de Toledo, José Carlos Schiavinato, contado com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade organizada.
Mais lidas
- 1Violência contra crianças avança e desafia sociedade: casos dobram em 10 anos no Pequeno Príncipe
- 2Mãos à obra: dada a largada para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
- 3Com apoio do Biopark Educação, equipe ProteJá vence o Campus Mobile e leva inovação ao Vale do Silício
- 4Toledo tem 6º maior Índice de Desenvolvimento Municipal do Brasil, diz Firjan
- 5A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost
Últimas notícias
- 1Toledo é referência em festas gastronômicas no campo e na cidade
- 2Vacinação contra a dengue é ampliada para mais 102 municípios do Paraná
- 3Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos
- 4Secretaria da Educação realiza capacitação para professores PADIs
- 5US$ 1,56 bilhão: exportação de carne do Paraná cresce 20,8% nos primeiros meses de 2025